ícone whatsapp

“A música é agente transformador social”, diz vereador João César Mattogrosso em entrega de moções em Sesc Lageado

12.02.2019 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

O vereador João César Mattogrosso (PSDB) entregou nesta segunda-feira (11), Moções de Congratulação para alunos e professores da Camerata Sesc Lageado, por terem contribuído com a Sessão Solene em homenagem aos Profissionais de Engenharia e Agronomia registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), realizando uma belíssima apresentação musical na abertura da solenidade. “A orquestra Camerata apresentou com excelência músicas eruditas, baiões e canções populares. É um trabalho exemplar do Sesc, que utiliza a música com jovens e crianças como um agente transformador social”, declara João César. No total, foram 18 homenageados com moções.

A Camerata é composta de crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, uma iniciativa do Sesc MS que existe desde setembro de 2014. Jhennifer Oliveira Alves, 18 anos, estuda na unidade há cinco anos e hoje é musicista oficial da banda. Começou com o violão popular e logo se interessou pelo instrumento de orquestra, o violoncelo. “É um pouquinho difícil, me exige muita concentração, força de vontade e paixão. Tem gostar mesmo. A música mudou muita coisa na minha vida, me ensinou a ser mais paciente e me fez ter amigos de verdade. Estar aqui com essa galera que tem tanto interesse que é o mesmo que o meu, deixa a gente mais feliz porquê todos nós amamos a música e damos o nosso melhor juntos.”

Luciano Barbosa de Campos, gerente da unidade executiva Sesc Lageado, aponta que a unidade atende 350 crianças no contraturno escolar. “Trabalhamos especificamente com jovens e crianças, onde começamos com o curso de violão, canto e balé. Fomos crescendo ao longo do tempo e hoje, começamos a colher frutos. O que mais nos orgulha é que vimos eles começarem timidamente e agora já fazem apresentações públicas com segurança. Isso melhora o desempenho deles na escola e até mesmo como pessoas. O Sesc se coloca à disposição onde muito deles, não teria possibilidade alguma de contato com qualquer instrumento musical. Para nós é uma satisfação plena”.

Os alunos são distribuídos em várias linguagens, entre dança e música. E dentro da música, a unidade oferece cursos de violino, violoncelo, flauta doce e transversal, percussão e o próprio violão que é popular, com a disposição de cinco professores no total. “Receber essas moções é uma forma de valorizar o trabalho de um professor e reconhecer a dedicação e conhecimento desses alunos. A música faz toda a diferença na vida dessas crianças; elas chegam aqui muitas vezes com a perspectiva baixa e com o tempo de estudo, conseguem se diferenciar em algumas posições, criar novas expectativas para a uma vida melhor e projetar um futuro positivo, que vai além de sua realidade do cotidiano. E esses reconhecimentos os estimulam e fazem que anseiem o estudo o ano todo, para que no próximo final de ano, tenham vontade de se apresentar novamente em local público como a Câmara de Vereadores, além de orgulharem seus pais, que se sentem honrados com a ação do João César Mattogrosso”, diz Vladimir Benedito de Carvalho, mais conhecido com Bibi Carvalho, professor da orquestra Camerata.

Serviço

E já estão abertas inscrições para os cursos do Sesc Lageado, ano letivo de 2019. Os cursos são oferecidos por meio do PCG (Programa Sesc de Comprometimento e Gratuidade). Há opções para crianças com idade entre 05 e 16 anos e crianças de a partir de 08 anos, precisam apresentar o CPF para a inscrição. O período de inscrições segue até o dia 22 de fevereiro, por meio do site sesc.ms (aba institucional – PCG) e na própria unidade. O critério básico do PCG é que a renda familiar da criança não pode ultrapassar 03 salários mínimos e estar matriculada em escola pública. As vagas são para os cursos de Ballet Clássico e Baby Class, Violão Iniciante, Canto Iniciante, Teclado, Percussão, Violoncelo Iniciante, Violino Iniciante, Musicalização e Iniciação Musical.

O Sesc Lageado fica na rua João Selingardi, 483 – Bairro Lageado. Informações pelo telefone (67) 3378-1902. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Assessoria de Imprensa do Vereador