ícone whatsapp

A espera de um órgão. E se fosse com você?

15.09.2020 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

Quem precisou ou conhece alguém que precise de um transplante de órgão ou tecido sabe bem o que essa espera representa. Só em Mato Grosso do Sul essa lista tem pelo menos 200 pessoas. No Brasil, são mais de 30 mil, de acordo com a coordenadoria estadual de transplantes de Mato Grosso do Sul.

Tomado pelas estatísticas, o vereador e médico Dr.Lívio (PSDB) criou a lei 6.102/2018, que institui, no âmbito do município de Campo Grande, o Setembro Verde, com intuito de incentivar a divulgação de doação de órgãos e tecidos.

Para ser um doador, no caso de pós-morte, é preciso deixar clara essa intenção, conversando, dentro de casa, com seus familiares, ainda em vida. “Não precisa deixar nada por escrito, nem registrar documento”, esclarece Dr. Lívio.

Para quem tem dúvidas, o vereador também explica que é possível doar órgãos em vida. Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde, pode doar um dos rins, parte do fígado, parte de uma medula óssea ou parte do pulmão.

Serviço

O contato da central de notificação e captação de órgãos da central estadual de transplantes de Mato Grosso do Sul é o (67) 3312-1400.

Assessoria de Imprensa do Vereador