ícone whatsapp

A descoberta é através do exame de Mamografia, não tem outro jeito, tem que fazer o exame,’ alerta Dr Loester em Audiência Pública

31.10.2018 · 12:00 · Vereador Dr. Loester

Nesta quarta-feira (31) os Vereadores da Câmara Municipal realizaram Audiência Pública com o tema “O câncer de mama e as ações de prevenção e tratamento”. O debate foi proposto pela vereadora Dharleng Campos (PP). Durante a Audiência, ela cobrou melhorias no atendimento na rede pública de saúde, como acesso ao tratamento e aos exames, “Temos já no calendário oficial o Outubro Rosa, enfatizando a necessidade de cuidarmos das mulheres”  destacou a vereadora.

O vereador Dr Loester Nunes de Oliveira (MDB) que é médico Ginecologista Obstetra lembrou que o Autoexame usado desde a época que ele se formou  há 43 anos atrás,  ainda é o método mais fácil de se diagnosticar o câncer de mama.” A campanha existe no mês de Outubro, mas penso que é preciso ser rotina que ela seja o ano inteiro para que esse trabalho seja continuo , é preciso prevenir e a descoberta é através do exame de Mamografia, não tem outro jeito, tem que fazer o exame,”  alerta. 

A presidente da Unidade de Assistência Social do  Bairro Arnaldo Estevão Figueiredo, Soeli Gomes, acompanha um grupo de 80 mulheres da região e falou dessa demora, “Demora até quatro meses para sair o resultado. Isso é muito difícil. Precisa diminuir essa espera”, reclamou. 

Já a Enfermeira Cida do Amaral (PROS) ressaltou a importância da prevenção e disse, “A vida é feita de prevenção! Vamos sair daqui chamando todas as amigas que encontrarmos para fazer exame de mamografia”.

O Médico Parlamentar vereador Dr Loester disse que quando a paciente é diagnosticada CA, a vaga para o tratamento em até 60 dias não está acontecendo, “A Lei Federal define que tem ser 2 meses para vaga de tratamento com cirurgia e isto não está acontecendo, há casos de pacientes que aguardam até 4 meses. Isso não é uma cirurgia simples eletiva, é uma cirurgia de emergência, “ questiona Dr Loester.

A Vereadora Dharleng Campos encerrou a Audiência pública e se comprometeu a encaminhar as reivindicações às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, dando o retorno à população.

Andrea Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador