ícone whatsapp

A convite do Dr. Sandro, Diretor Clínico do CER/APAE apresenta proposta de criação do hospital da APAE de Campo Grande

14.09.2021 · 12:00 · Vereador Dr. Sandro Benites

A convite do vereador Dr. Sandro, o Diretor Clínico do CER/APAE, Dr. Paulo Siufi Neto, utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande, nesta terça-feira (14/9), para explanar sobre a proposta de criação do hospital da APAE de Campo Grande.

Além do hospital, a APAE/CG quer implantar o Centro Obstétrico para cuidar da saúde da mulher com deficiência.

O Presidente da APAE/CG, Antônio José dos Santos Neto, o Coordenador-geral da instituição, Nilo Sérgio Laureano e o Coordenador Técnico do CER/APAE, Paulo Henrique Muleta Andrade estiveram presentes.

De acordo com o Diretor Clínico, existem 1.206 pacientes represados na fila de cirurgias do SISREG (Sistema de Regulação). Dessas 1.206 crianças, várias perderão a indicação. Ou seja, a cirurgia será somente paliativa, para prevenção de dor. Ela não terá mais efetividade quanto a função, marcha ou uso de qualquer outro OPM (órtese, prótese e meios auxiliares).

“Nossa proposta é ter a área cirúrgica do hospital da APAE/CG com três centros cirúrgicos para cirurgia ortopédica pediátrica, realizando 16 cirurgias por semana. No local também será feita cirurgia para implante coclear (01 cirurgia/semana), que hoje não é realizada no Estado; cirurgia de mastoide (2 cirurgias/semana); cirurgia de fenda palatina (2 cirurgias/semana); cirurgia oftalmológica (8 cirurgias/semana); cirurgia de correção de lábio leporino (2 cirurgias/semana)”, explicou Siufi.

No dia 23 de agosto, o Vereador Dr. Sandro, o Coordenador-geral da APAE/CG, Nilo Sérgio Laureano, o Senador Nelsinho Trad, e o Secretário Municipal de Saúde, José Mauro de Castro participaram de reunião com o Ministério da Saúde, a respeito do Hospital da instituição. Nela, ficou acordado, para neste mês de setembro, o Dr. José Mauro de Castro apresentar a proposta do hospital para aprovação, na próxima CIB (Comissão Intergestores Bipartite).

Ao todo, o hospital da APAE/CG custará R$ 33.260.000,00 (trinta e três milhões e duzentos e sessenta mil reais), entre construção e equipamentos.

A instituição já conseguiu alguns recursos federais e também colocou recursos próprios para a construção, faltando agora R$ 14.650.000,00 (quatorze milhões e seiscentos e cinquenta mil reais).

“Visitando a APAE/CG a gente percebe que é muito possível fazer um trabalho de excelência, pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Campo Grande. A APAE/CG consegue tantos resultados porque tem um time de especialistas e subespecialistas que consegue fazer o bem. O mais difícil para montar o hospital não é a estrutura física, é o recursos humanos, e isso a instituição já tem. Esse time é comandado pelo Paulo Muleta, uma pessoa sensacional que tenho o privilégio de conhecer. Parabéns a todos e muito obrigado Dr. Paulo Siufi pela excelente apresentação e trabalho”, destacou o vereador Dr. Sandro.

Saúde da mulher com deficiência

Dr. Paulo Siufi destacou a importância da implantação de Centro Obstétrico com 6 leitos de enfermaria para pós-parto de mulheres com deficiência.

A proposta visa atender a Macrorregião de Campo Grande, que hoje tem mais de 42 mil mulheres com deficiência.

“Mulheres com autismo, deficiência intelectual moderada e grave, síndromes congênitas físicas e metabólicas, etc., demandam e terão atendimento desde a gestação até o pós-parto, sobre o cuidado neonato”, explicou o Diretor Clínico do CER/APAE.

Beatriz de Almeida

Assessoria de Imprensa do Vereador