logo
30.06.2020 · Vereador Dr. Loester
“A Agência Nacional de Saúde Suplementar deve autorizar agora nas primeiras semanas de julho a retomada de cirurgias e outros procedimentos eletivos, aí sim podemos operar pelo SUS,” diz dr Loester
loester_3006

Nesta terça-feira (30) o vereador dr Loester Nunes de Oliveira (MDB), líder do MDB nesta Casa de Leis, falou sobre sua preocupação em relação ao retorno das cirurgias eletivas, cesarianas e outros procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), “ Eu não estou fazendo nenhuma cirurgia no pelo sus neste momento, por conta do decreto lei que suspendeu cirurgias eletivas desde março deste ano. Os partos cesárianas estão sendo realizados apenas pelos plantonista. Agora se a paciente tiver plano de saúde, aí sim, posso fazer partos cesarianas, laqueaduras, reversão e outros procedimentos.” Informa dr. Loester.  

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a fila para cirurgia eletiva pelo SUS em Campo Grande era de cerca de 4 mil pessoas antes de a pandemia do novo coronavírus chegar à cidade. Com isso, a espera que já era grande ficou ainda maior, devido ao cancelamento, não há previsão para que os procedimentos sejam retomados.” As mulheres me ligam, perguntam, pedem nas redes sociais para eu fazer cirurgias, mas pelo SUS, sinto muito, não tem como, os serviços estão suspensos. Reduzi muito o número de atendimentos e realização de partos.” lamenta o médico parlamentar que diz sentir falta do oficio que estava acostumado a fazer há mais de 45 anos na medicina. 

O retorno deve ser gradual, segundo o secretário de Saúde da Capital, José Mauro de Castro Filho, o município já trabalha para o retorno de alguns ambulatórios com regras de biossegurança. "Temos de tomar muito cuidado com a abertura de ambulatórios. Precisamos aprender a viver de forma diferente e por isso temos de reestruturar nossas unidades para ver se podemos atender de forma segura e com o mínimo de contaminação, vamos abrir por um tempo e analisar o impacto". Afirma o secretário.

 

Andréa de Barros

Assessoria de Imprensa do Vereador 

 

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.