ícone whatsapp

Dia Mundial da Audição: Vereadora Luiza Ribeiro alerta para a importância da saúde auditiva

03.03.2023 · 4:15 · Vereadora Luiza Ribeiro

Neste dia 3 de março, é comemorado o Dia Mundial da Audição. Em alusão, a vereadora Luiza Ribeiro destaca a importância da prevenção e conscientização da população sobre os cuidados com a saúde auditiva. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com a OMS, estima-se que cerca de 466 milhões de pessoas no mundo tenham alguma forma de deficiência auditiva, sendo que grande parte desses casos poderia ser prevenida com medidas simples. Ainda segundo a OMS, a perda auditiva pode ter impactos significativos na comunicação, no desempenho escolar e profissional, além de aumentar o risco de depressão e isolamento social.

Segundo dados do IBGE divulgados em 2022, no Brasil mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema de deficiência auditiva. No Mato Grosso do Sul, 107.610 pessoas declaram ter algum tipo de deficiência auditiva. Já em Campo Grande são cerca de 8 mil pessoas.

Segundo a vereadora, o cuidado com a saúde auditiva deve ser uma prioridade desde os primeiros sinais. “Quanto mais cedo o problema for identificado, maiores são as chances de reverter ou minimizar a perda auditiva. Portanto, melhorar a atenção básica é o caminho mais importante para evitar a surdez futura.”

O profissional indicado para o tratamento de perda auditiva é o otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo. Para o início do tratamento e o diagnóstico no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que o usuário possua um encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja direcionado ao especialista.

Assessoria de Imprensa da Vereadora