ícone whatsapp

Vereadores lamentam falecimento do ex-deputado Nelson Trad

08.12.2011 · 12:00 · Homenagem

“O marco da trajetória política e profissional do ex-deputado Nelson Trad ficará como ensinamento para  aqueles que acreditam que é possível ousar”. Foi com essas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Paulo Siufi (PMDB) lamentou o falecimento do então deputado Nelson Trad, ocorrido, no final da noite de ontem (7), na Capital.

 

Segundo Siufi, Nelson Trad foi um grande homem público e soube plantar sua história com garra e coragem em Mato Grosso do Sul. “Este homem é um exemplo de vida a ser seguido. Como filho desta terra querida, sinto-me um pouco órfão também, mas acredito que a sua luta, força e obstinação ao longo desses 81 anos de vida não serão em vão, Nelson Trad nos deixou um grande legado. Que ele siga em paz no caminho de muita luz”, disse Paulo Siufi.

 

Homem honrado, probo, exemplo para todos que com ele conviveram, tanto na política como na família. Nelson Trad deixa a maior herança política da história de Mato Grosso do Sul. Os filhos Nelsinho Trad, Prefeito da Capital; Marquinhos Trad, Deputado Estadual; Fábio Trad, Deputado Federal, além dos sobrinhos Deputado Federal, Luiz Henrique Mandetta, e Vereador Paulo Siufi, Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande. “Vamos honrar seu legado político e dar continuidade nesta história”, afirmou Siufi.

 

Em poucas palavras, os parlamentares da Casa de Leis também externaram mensagens que resumem a pessoa de Nelson Trad que deixa a esposa Terezinha Mandetta Trad e os filhos  deputado federal Fabio Trad (MS), do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, e do deputado estadual Marquinhos Trad. “Lamento muito. Trabalhei como coordenador de campanha para o senhor Nelson Trad. Tenho um histórico de 18 anos de trabalho com ele e nunca vi  nenhum ato que o desabonasse. Mato Grosso do Sul perde um grande homem, um grande político e o Brasil perde um dos maiores juristas deste país”, disse Carlão. 

 

 

“Morre um homem, mas fica uma história e um legado. Senhor Nelson Trad foi uma grande figura pública que servirá de lição e exemplo para cada um de nós e para as futuras gerações”,  acrescentou Herculano Borges .

 

 

 “Mato Grosso do Sul perde indiscutivelmente um homem público honrado que fez da sua vida  pública um sacerdócio e deixa um legado de honradez. A gente deve fazer na vida pública, coisas com muita seriedade” ressaltou Pedra.

 

 

“Para mim é uma perda muito grande, pois o Nelson Trad construiu uma grande história política em Mato Grosso do Sul”, observou Ribeiro

 

 

O vereador Loester Nunes disse que o município de Campo Grande perde muito com a falta de Nelso Trad. “Uma figura ilustre que conheci de perto, pois fui candidato a vice prefeito de Campo Grande junto com ele, e vi a vontade que ele tinha de executar grandes obras por Campo Grande. Mas teve o prazer de ver seu filho(Nelson Trad Filho) executando as obras que tanto sonhava”, lembrou o parlamentar.

 

“É com grande tristeza que recebemos essa notícia, uma grande perda para Mato Grosso do Sul e até para o Brasil . Um homem honesto, que dedicou grande parte de sua vida à política. Neste momento a vontade de Deus é superior e eu desejo que ele esteja em um lugar tranqüilo”, disse Jamal.

 

Para Magali Picarelli o ex-deputado Nelson Trad foi um homem inteligente, culto, um patriarca na política em Mato Grosso do Sul. “Ele faz parte da história do nosso estado. O seu falecimento é uma grande perda para Mato Grosso do Sul”, mensionou a vereadora.

 

 

"Nelson Trad deixa uma grande história para Mato Grosso do Sul, com toda sua capacidade e cultura. Fez história na política, tanto é que seus filhos seguem seus passos. Ele enalteceu nosso estado e nos deixará muita saudade", salientou o vereador Mario Cesar. 

 

Histórico – O ex-deputado Nelson Trad (MS) faleceu aos 81 anos, por problemas cardíacos. Foi advogado e professor. Foi deputado estadual por dois mandatos e deputado federal por sete mandatos.

 

Nelson Trad foi vereador de 1959 a 1962, em Campo Grande. Na Câmara dos Deputados, Nelson Trad foi líder do PMDB, 2º secretário da Mesa Diretora, membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.   Ele foi ainda presidente do diretório do PTB em Mato Grosso do Sul e depois migrou para o PMDB.

 

O velório foi realizado no Cemitério Parque das Primaveras, com sepultamento às 15 horas.

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal