06.06.2012 · 12:00 · Homenagem
A equipe de Jornalismo da TV Morena e o Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul foram congratulados pelo vereador Marcelo Bluma (PV) com o Prêmio Ecologia e Ambientalismo, nesta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Campo Grande. A homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos dois órgãos de imprensa no município em prol do meio ambiente e da ecologia.
Há 46 anos em Mato Grosso do sul, o sinal da TV Morena está presente em cem por cento dos municípios. A pauta sobre o Meio Ambiente é uma constante nos telejornais da emissora. Em quatro décadas, a TV Morena produziu inúmeras reportagens informando a população sobre um dos maiores desastres ambientais de Mato Grosso do Sul: o assoreamento do rio Taquari.
Na década de 70 e início dos anos 80, denunciou a ação dos coureiros que ameaçavam a população de jacarés do Pantanal. A emissora acompanha, ano após ano, a aplicação da Lei da Pesca, que regulamenta e protege os estoques pesqueiros, e dá voz às denúncias conscientes sobre a violação da Lei Ambiental, que protege a fauna e a flora.
Mais recentemente, a TV Morena vem debatendo em seus telejornais os impactos da crescente implantação de Pequenas Centrais Energéticas, nos rio do Estado, e do aumento gradativo das áreas de cultivo da cana-de-açúcar. Há 23 anos a TV Morena vem acompanhando o projeto de sucesso que salvou a arara-azul da ameaçada de extinção, no Pantanal. E já pelo segundo ano consecutivo, a empresa prepara uma série especial de reportagens sobre a relação entre os diversos setores produtivos e o Meio Ambiente – a série EcoRede.
Jornal O Estado – O Jornal O Estado nasceu com a proposta de estabelecer um canal para garantir os direitos fundamentais dos cidadãos. Cumprindo os preceitos da responsabilidade social inerentes ao bom jornalismo, o Jornal O Estado prima pela democratização da informação por meio de políticas que facilitem o acesso da comunidade à notícia. Foi o primeiro jornal de Mato Grosso do Sul a reduzir o preço na banca por entender a necessidade de envolvimento da sociedade às demandas que tratam de seus direitos e deveres.
E por considerar que a fiel observância dos fatos e o acesso a informação é o instrumento que pode alicerçar as mudanças em todas as instâncias da sociedade, da cadeia produtiva às instituições que garantem que o crescimento se dará com sustentabilidade e conservação do meio ambiente, o Estado se coloca como um instrumento a disposição de seus leitores desde a circulação da primeira edição, no dia 2 de dezembro de 2002.
Seguindo as diretrizes de seu fundador, Jaime Vallér, a linha editorial adotada por O Estado de Mato Grosso do Sul busca, por meio da informação, estreitar o caminho entre gestores públicos e cidadãos, cobrando responsabilidades e garantindo a observância de seus direitos.
Juliana Belarmino
Assessoria de Imprensa Vereador Marcelo Bluma