ícone whatsapp

Câmara recebe população em evento de conscientização e combate ao câncer de mama

24.10.2022 · 9:00 · Eventos

Na noite desta segunda-feira (24), a Câmara Municipal realizou o II Seminário da Saúde da Mulher. Iniciativa da Casa de Leis de apoiar a prevenção e tratamento do câncer que mais acomete as mulheres. 

Proponente do evento, o vereador do Dr. Victor Rocha, também o idealizador da Casa Rosa, comentou a importância de eventos como esse no mês em que toda a atenção está voltada para a doença. 

O câncer de mama é o mais frequente e o que apresenta mais mortalidade, com exceção apenas do melanoma, que é o câncer de pele. Nós precisamos alertá-las e orientá-las principalmente no Outubro Rosa e mostrar que esse período é o ano todo, e a importância é lembrar que elas têm que fazer os exames anualmente”. 

O vereador ainda comentou que o evento teve função de levantar a importância da prevenção do câncer de mama, com a mamografia anual a partir dos 40 anos, como também a prevenção do câncer de colo de útero. 

Primeira paciente atendida pela Casa Rosa, que faz um ano de atendimentos no próximo dia 11 de novembro, Emilly Coffaci enaltece a qualidade de atendimento que o centro de atendimento da saúde da mulher trouxe. 

“O primeiro ponto é a rapidez no atendimento, porque quando se vai no posto de saúde a paciente consulta com o médico muitas vezes, vai um dia sai com pedido de um exame, no outro, volta para fazer exame depois outra consulta de retorno. Então na Casa Rosa no primeiro dia, você sai de lá com todos os exames”, relata. 

A paciente que já passou pelas etapas de tratamento segue fazendo acompanhamento. Ela relata que caso algo de estranho seja notado, é possível sair de lá com um diagnóstico bem avançado. “Se for preciso fazer uma biópsia já faz logo ali, e para quem precisa tratar o câncer de mama, isso faz toda a diferença”, ressalta. 

Para ela, a prevenção é sempre o melhor remédio. “A conscientização que eventos como o desta noite geram são de extrema importância. Antes mesmo de perceber aquela coisa diferente, o mais importante é conscientizar as mulheres que precisam se prevenir e não esperar acontecer para procurar o médico”, finaliza. 

No dia 18 deste mês, Emilly Coffaci esteve na Tribuna, durante sessão ordinária, para dar seu depoimento. Como parte da programação, no último sábado, ocorreu a Caminhada pela Vida – Projeto Casa Rosa na Luta Contra o Câncer de Mama, seguindo da frente da prefeitura de Campo Grande até a Praça do Rádio Clube.

Como forma de alertar sobre a importância dos exames preventivos para detectar precocemente o câncer de mama, a Casa de Leis está iluminada com as cores rosa. Informativos da campanha estão nas redes sociais e em painel no Plenário.

Rodrigo Almeida 
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal