ícone whatsapp

Vereadores da CPI vão 'in loco' conhecer as instalações do Hospital do Câncer

17.05.2013 · 12:00 · CPI

Os vereadores Flávio César, Carla Stephanini e Coringa que compõem a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades no Hospital do Câncer “Dr. Alfredo Abrão” e no Hospital Universitário “Maria Aparecida Pedrossian” fizeram na manhã desta sexta-feira (17) uma visita de reconhecimento no Hospital do Câncer, para conhecer de perto as instalações da unidade, assim como o atendimento aos pacientes que necessitam dos serviços de oncologia na Capital.

 

Os parlamentares foram recebidos pelo diretor presidente do Hospital do Câncer, Carlos Alberto Coimbra e pelo diretor geral Dr. Jeferson Baggio, que mostraram todas as instalações do hospital, desde a recepção até o setor de quimioterapia, CTI, leitos e setor de radioterapia. Os membros da CPI tiveram a oportunidade de conversar com pacientes, familiares, médicos e funcionários para avaliar como está sendo o atendimento na unidade de saúde.

 

De acordo com o vereador Flávio César, que preside a CPI, esta foi a primeira de muitas visitas que a comissão fará para conhecer “in loco” a origem de toda essa situação de crise no sistema de oncologia de Campo Grande. “Esta é nossa primeira visita institucional, na qual viemos nos apresentar à diretoria do hospital e pudemos ver um clima muito tranqüilo, com pacientes muito bem atendidos, evidenciando a eficiência desta nova administração do hospital, que tomou providências imediatas para aprimorar o sistema de atendimento aos pacientes. Antes os pacientes eram tratados por qualquer médico e hoje existe uma divisão de cada especialidade e o pacientes é atendido pelo médico da área específica, o que demonstra um avanço na parte administrativa”, evidenciou Flávio César.

 

Para a vereadora Carla Stephanini, relatora da CPI, a visita é fundamental para que a Comissão conheça de perto o funcionamento do Hospital. “Temos que começar por aqui, pois foi aqui que todo o problema nasceu. É bom para termos toda essa percepção de como é o funcionamento e o atendimento aos pacientes, nos subsidiando para os próximos trabalhos da CPI”, afirmou a parlamentar.

 

O vereador Coringa, membro da CPI, conversou com muitos pacientes para saber como está sendo o atendimento e afirmou que “os pacientes me disseram que com a nova diretoria o atendimento melhorou, principalmente porque o número de médicos aumentou. E o diretor Carlos Alberto nos disse realmente que foram contratados mais cinco médicos para dar mais qualidade ao atendimento”, revelou Coringa, que já protocolou na comissão um requerimento solicitando que o setor de oncologia da Santa Casa também seja incluído na investigação feita pela CPI, o qual será votado pelos vereadores da CPI na reunião de segunda-feira (20), marcada para as 9 horas.

 

O diretor Carlos Alberto Coimbra destacou que o foco é melhorar o atendimento aos pacientes e para tanto nesta sexta-feira (17) será realizado no final da tarde um treinamento e uma palestra motivacional para todos os funcionários, com intuito de humanizar e melhorar a qualidade do atendimento. A palestra será ministrada pelo psicólogo, coaching e espiritualista Carlos Antonio Tuffi.

 

Por fim, o vereador Flávio César afirmou que uma visita também será realizada no Hospital Universitário, a qual ainda não foi agendada, pois a atual administração estaria viajando para Brasília, mas a expectativa é que a visita aconteça na próxima semana. Os próximos passos da CPI serão agendar uma oitiva com membros do Ministério Público, da Controladoria Geral da União e da Polícia Federal, responsáveis pela investigação, além da diretoria do HU e do Hospital do Câncer, além de outras providências.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal