ícone whatsapp

CPI convoca Conselho Municipal de Saúde para oitiva na próxima 2ª

14.05.2013 · 12:00 · CPI

 

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga irregularidades na aplicação de recursos públicos no Hospital do Câncer Dr. Alfredo Abrão e no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, vai convocar para a primeira oitiva, agendada para a próxima segunda-feira (20), às 9h, integrantes do Conselho Municipal de Saúde. Na tarde desta terça, os vereadores que compõem a Comissão definiram as primeiras estratégias de atuação.
 
“As denúncias são graves e precisamos de uma atuação que traga resultados. Vamos fazer um trabalho paralelo ao que as demais instituições já vêm fazendo, mas não podemos esquecer que as ações já realizadas até agora, que já produziram documentos importantes, vão nos dar subsídios para que possamos agregar valores nas conduções dos trabalhos dessa CPI”, avaliou o vereador Flávio César, que preside a CPI. Segundo o parlamentar, ouvir primeiramente o Conselho vai ajudar a assimilar a complexidade dos trabalhos para, depois, estabelecer novas convocações para oitivas.
 
A CPI, formada no último dia 10, é composta, além de Flávio César, pelos vereadores Carla Stephanini (relatora), Coringa, Cazuza e Alex do PT. Até a próxima sexta-feira, os parlamentares irão definir quatro técnicos que vão auxiliar nos trabalhos: um especialista em saúde pública, uma secretária, um auditor e um profissional da área jurídica com conhecimento em direito constitucional e administrativo. 
 
“A contribuição dos técnicos vai ser de fundamental importância para nos dar respaldo na construção dessas ações. Eu avalio que seria um tanto quanto vão convocarmos antes de ter esses especialistas conosco”, explica Flávio César. “Se no decorrer dos trabalhos houver necessidade de novos técnicos, faremos novo requerimento à Mesa Diretora”, acrescentou Carla Stephanini. Ainda esta semana, os vereadores agendarão visitas institucionais aos órgãos envolvidos nas investigações, como Polícia Federal e Ministério Público. 
 
Para o vereador Coringa, os cinco parlamentares que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito “vão fazer o melhor”. “Eu fiz uma visita no Hospital do Câncer, com a Comissão da Saúde, e me deparei com corredores lotados e funcionários desmotivados. É importante que essa CPI investigue a fundo”, destacou. “Nós, como representantes do povo, não devemos medir esforços para buscar informações necessárias que possam comprovar se houve desvio de recursos públicos. Nós estamos aqui para buscar a verdade”, prosseguiu Cazuza.
 
Já o vereador Alex afirmou que a CPI “precisa ter uma cara e se apresentar com um propósito”. Ele garantiu ainda que mantém contato com a ‘força-tarefa’ instituída pelo Ministério da Saúde para averiguar as condições dos hospitais investigados. “Se a gente trouxer os responsáveis pela força-tarefa para oitivas, eles vão nos dizer com exatidão. Com base nisso, podemos chamar outras pessoas”, afirmou.
 
Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal