ícone whatsapp

Câmara deve formalizar termo de cooperação com UEMS para projetos sociais

29.10.2019 · 12:00 · Convênio

A Câmara Municipal de Campo Grande deve formalizar Termo de Cooperação Técnica com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para auxiliar em projetos de extensão e atividades sociais desenvolvidas pela instituição. Na manhã desta terça-feira (29), o reitor da Universidade, Laércio Alves de Carvalho, acompanhado de equipe, reuniu-se com o vereador Prof. João Rocha, presidente da Casa de Leis, e com o vereador Carlão, 1º secretário da Câmara, sobre as definições da parceria que será assinada em breve, durante sessão ordinária. 

Projetos como UEMS na Comunidade e UEMS Acolhe podem ser contemplados com a parceria. O vereador Prof. João Rocha enalteceu a importância de a Câmara formalizar parcerias para apoiar o trabalho desenvolvido por universidades e demais instituições de ensino. “Podemos promover seminários, cursos e auxiliar a fortalecer ainda mais essas ações que buscam ajudar a comunidade, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino e assistência”, destacou o vereador. 

O UEMS na Comunidade leva até moradores projetos de extensão, oferecendo diversos serviços relacionados aos cursos disponíveis na instituição. Saúde, educação, esporte e lazer são áreas contempladas. 

O Programa UEMS Acolhe oferece curso de Português para estrangeiros, voltado para migrantes e refugiados. Os alunos recebem aulas teóricas e exercícios práticos, sendo estimulados a falar português em sala de aula. As aulas ocorrem três vezes na semana. O projeto existe há dois anos e meio, já atendendo mais de 300 alunos neste período com a formação. 

“Precisamos ampliar o Projeto para mais duas ou três regiões da Capital, mas temos limitações por conta de espaço e de voluntariado”, afirmou o professor doutor João Fábio Sanches Silva, coordenador geral do Programa UEMS Acolhe. São atendidas pessoas de mais de 20 nacionalidades, principalmente venezuelanos. 

O reitor Laércio Alves de Carvalho destacou a importância de a Câmara estar participando deste processo de acolhimento em parceria com a UEMS. “O projeto possibilita dar suporte às pessoas que necessitam de alguns atendimentos e alguns serviços, para que possam ter recomeço. A universidade, por meio da educação, e a Câmara de Vereadores, com todos os contatos que tem junto a outras instituições, podem fortalecer esse processo possam reingressar mercado de trabalho por meio da finalização deste projeto”, afirmou. 

Foi pedido ainda apoio da Câmara para elaboração de projeto de lei, com objetivo de formalizar as ações de acolhimento a migrantes e, desta forma, angariar mais parceiros. Também participaram da reunião nesta manhã a professora Leila Machado, Apoio Institucional do Projeto, e Katia Juliana, relações institucionais. 

Serviço – Quem quiser saber mais sobre o UEMS Acolhe pode acessar http://www.uems.br/uemsacolhe. Há informações sobre a inscrição, locais dos cursos e horários. Também é possível se inscrever como professor voluntário. 

Milena Crestani 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal