05.07.2012 · 12:00 · Audiência Pública
Os calçadões que deveriam tornar a vida dos moradores do bairro Coophavila II mais agradável, vem sendo um grande transtorno. O motivo seria a falta de manutenção da Prefeitura na limpeza, poda da grama e retirada de baquearias. OVereador Silveira cobra, em sessão ordinária (4), para que a Seintrha estude a possibilidade de atender o pedido dos moradores e diminuir a calçada e aumentar a via asfáltica.
“Já é um assunto antigo no bairro”, relata a moradora Sueli Marques da Costa. Para ela os calçadões poderiam ser utilizados como área de lazer, porem tem se tornado perigoso. “Minhas filhas foram criadas brincando no calçadão, mas hoje em dia fica um pouco difícil, os carros transitam pelas calçadas, há sujeira, mato alto…” descreve.
Para os moradores o ideal seria o fim dos calçadões. “É uma manifestação legal, queremos que parte da calçada vire rua porque na rua eles limpam e aqui na calçada, não”, diz Sueli. Houve também reclamações de falta de iluminação e presença de marginais por conta do abandono.
De acordo com o artigo 18 da Lei nº2.909/92, os proprietários de imóveis devem manter a calçada que fica de frente limpa, capinada e drenada. Por se tratar de logradouro público, neste caso, a Prefeitura teria que prestar a manutenção necessária a partir de 1,50m depois do muro da edificação. Além da reforma nos calçadões Silveira solicitou para que a área receba limpeza.
Assessoria de Imprensa do Vereador