ícone whatsapp

Sesau apresenta prestação de contas da Saúde em Audiência na Câmara

29.05.2023 · 4:24 · Audiência Pública

Em Audiência Pública realizada na tarde desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Campo Grande, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, apresentou a prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2023. A Audiência foi promovida pela Comissão Permanente de Saúde.

Foram apresentados diversos dados da população e da rede municipal de saúde. Temos hoje uma faixa maior de adultos/jovens, de 35 a 39 anos e mais mulheres do que homens. A população demográfica da Capital está em 916.001 pessoas. Um indicador positivo para o município é a redução da gravidez na adolescência e ampliação da conscientização sobre métodos contraceptivos e o planejamento familiar. Campo Grande é a capital do Centro-Oeste com melhor índice de indicadores da Atenção Primária e está entre as dez mais bem avaliadas do país, conforme o ranking do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, divulgado nesta semana. A avaliação é feita a cada quadrimestre.

Foram elencados no Sistema de informação em Saúde para a Atenção Básica – SISAB as informações referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023, de todos os estabelecimentos credenciados ao Sistema Único de Saúde – SUS no Município de Campo Grande sob gestão municipal e extraída a produção da Atenção Básica por tipo de produção visita domiciliar, atendimento individual, procedimento e atendimento odontológico, totalizando 1.679.663 atendimentos. Nos destaques da rede física foi apresentado que atualmente contam com 10 unidades 24h, seis UPAS e quatro CRS, 72 unidades de saúde, 14 ambulâncias e duas motolâncias. Os atendimentos da rede de saúde ampliaram 7,6% comparado a 2022. Campo Grande está em 7° lugar no ranking Previne Brasil.

O Presidente da comissão, vereador Dr. Victor Rocha disse que o objetivo está sendo atendido com relação a melhorias na saúde. “Muito contente em ver a evolução, a saúde que queremos para Campo Grande teve uma grande evolução da audiência que fizemos em fevereiro até aqui. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo”, contou.

O vereador Betinho indagou o secretário a respeito do repasse dos recursos federais, que diminuíram, visto que dados mostram diversas demandas na saúde. “È um momento que Campo Grande precisa muito desses recursos’. O secretário disse que, “é o relacionamento com a bancada federal, senadores. Passamos por momentos de retenção de gastos. Toda ajuda é bem vinda e junto com a prefeita vamos buscar os recursos necessários”, disse.

Para o vereador Prof. André Luis, “parabenizo todo o grupo da SESAU, menos número e mais saúde”. Os medicamentos de uso contínuo é a preocupação do vereador. “São medicamentos de uso continuo, que estão na saúde primaria, com custo mais baixo e ficam muito em falta. Como está esse recebimento?”. O secretário apresentou que foi solicitado uma compra emergencial para a falta de medicamentos e em dois meses isso estará resolvido.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, relatou aumentos positivos na saúde da Capital com a apresentação dos dados. “Nós tivemos um aumento de 30% tanto no numero de consultas como em procedimentos gerais, na urgência, na atenção básica e também na saúde mental. Reflexo disso é o aumento da nota, saímos de 4 para 7, somos a capital número um do centro-oeste e sétima em atenção básica. Parabenizo todos os envolvidos pela nossa volta em ser destaque nacional da atenção básica”, disse.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campo Grande/Assessoria SESAU