ícone whatsapp

Movimento do 1% para Cultura se organiza para audiência pública nesta quinta

08.11.2011 · 12:00 · Audiência Pública

 

No dia 29 de novembro de 2009 foi sancionada a Lei 4.787 que instituiu o Plano Municipal de Cultura (PMC). De acordo com o Plano, 1% do orçamento municipal deve ser destinado para a área cultural.

Com a intenção de cobrar o cumprimento dessa Lei, parte da classe artística de Campo Grande criou um movimento social e aberto para  pressionar as autoridades municipais.  A ideia é fazer com que dentro deste 1%  do orçamento municipal esteja computada apenas o dinheiro destinado para as ativdades culturais, sem a soma da verba direcionada às obras públicas. Uma das frases do Movimento explica a situação dizendo “1% para o fomento e não para o cimento”.

O movimento recebeu o nome de “1% para Cultura” e nos últimos meses organizou várias atividades para chamar a atenção da população e mostrar a importância dos artistas e agentes culturais de Campo Grande (MS). Depois de uma série de reuniões de estudos orçamentários e de estratégias de ação, o Movimento reuniu cerca de 3.800 pessoas no centro de Campo Grande, na praça do Rádio, para um evento em prol da causa. Estiveram envolvidos 150 artistas, técnicos, produtores e colaboradores de 50 grupos artísticos.

Após reunião com o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, na sexta passada (07/11), os integrantes do movimento convocam toda população da capital para a audiência pública sobre o tema. A audiência vai ser realizada na Câmara Municipal de Campo Grande nesta quinta-feira (10/11) às 13h30. O intuito é apresentar a questão para autoridades locais e para parte da população que ainda não se inteirou sobre o “1% para Cultura”.

Segundo o vereador e presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Athayde Nery (PPS), esse é o momento para se discutir isso. “Se chegarmos a um acordo que estabeleça 1% para cultura, é certo que Campo Grande servirá de exemplo para outros Estados do Brasil mais uma vez. Independentemente do prefeito que entrar, estará garantido o mínimo para que a população possa produzir arte”, afirma.

 

Assessoria de Comunicação

Vereador Athayde Nery (PPS)