ícone whatsapp

Audiência sobre educação infantil resulta em criação de Comitê Municipal

20.06.2012 · 12:00 · Audiência Pública

Facilitar o acesso à educação infantil, bem como otimizar os atendimentos nas unidades por meio de profissionais capacitados. Esses foram uns dos pontos abordados durante a Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (20), pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campo Grande, cujo tema abordou “Educação infantil de qualidade”. 

 

Como forma de solucionar os problemas decorrentes na educação na primeira infância, a coordenadora da Aliança pela Infância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, profª drª Ângela Costa propôs a criação de um Comitê Municipal para a Educação Infantil, que conforme Ângela Costa tem como um dos objetivos discutir questões fixas voltadas para a educação infantil.

 

Segundo Ângela Costa, o intuito da criação do Comitê é unir forças para que o município de Campo Grande tenha uma educação infantil de referência, além de realizar estudos diversos sobre a problemática que envolve o direcionamento da educação infantil no município. “Queremos saber qual a demanda dos Centros de Educação Infantil, sabemos que há uma fila de espera e o tempo da criança é agora. Não sabemos, por exemplo, se há proposta orçamentária para a construção de CEINF para a próxima gestão. Lembrando que em 2016 a criança de quatro anos deverá estar dentro da escola”, disse Ângela da Costa.

 

De acordo com o vereador e presidente da Casa de Leis, Paulo Siufi, a educação infantil tem sido tratada com responsabilidade no âmbito do Legislativo Municipal, tanto que foi elaborado o Projeto Férias nos CEINFs para auxiliar os pais durante o período de férias nas unidades educacionais infantis.“Quando foi aprovado o Projeto Férias, de minha autoria e dos vereadores desta Casa, o nosso intuito foi o de que as crianças pudessem ter um local já conhecido, onde pudessem ficar durante as férias para as mães trabalharem. A nossa intenção foi de ajudar. Mas temos que fazer mais ações que possam vir a melhorar cada vez mais o atendimento da educação infantil na nossa cidade”,  acrescentou Paulo Siufi ressaltando a importância da criação do Comitê Municipal para a Educação Infantil em Campo Grande.

 

Para a coordenadora de educação infantil da REME, Luziette Amarilha, um dos grandes problemas  são as questões das liminares com relação a demanda nos CEINFs. Para o vice-presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Desporto, vereador Cristóvão Silveira, “com a formação do Comitê será possível objetivar o que foi tratado aqui hoje e trazer uma reflexão para a sociedade”. 

 

Na oportunidade, o líder do prefeito na Câmara Municipal  vereador Flavio César informou que existem 96 Centros de Educação Infantil, nos quais são atendidos mais de 15 mil crianças. Ainda, conforme o parlamentar, já foram liberados recursos  para construção de 18 CEINFs.

 

Em tempo –  À reunião pública estiveram presentes a coordenadora de educação infantil da REME, profª Luziette Amarilha, a coordenadora do Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul e coordenadora do Comitê Diretivo do Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil, prfª Mariete Félix Rosa, presidente do Conselho Municipal de Educação, profª Marlene Dalla Pria Balejo, presidente da Organização Municipal para Educação Pré- Escolar, Maria Aparecida Salmaze, superintendente da Superintendência de Gestão, Normas e Relações Comunitárias da Secretaria Municipal de Educação, profª Maria Ângela Arruda Facchini, a Conselheira do Conselho Estadual de Educação, profª Vera de Fátima Paula Antunes, a coordenadora de Pedagogia do Curso Presencial da Universidade Anhanguera UNIDERP, profª Fabiane Gomes da Silva de Lima, Conselheira Titular, andréia Almeida da Silva, profª Kátia Mochi, Promotor da 27ª Promotoria de Justiça da Infância  e Juventude de Mato Grosso do Sul, Sérgio Fernando Harfouche, além dos vereadores Flavio César, Jamal Salém, Herculano Borges, Cristóvão Silveira, Paulo Siufi, Rose, Carlão.

 

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal