ícone whatsapp

Audiência Pública reúne população para debater cursos profissionalizantes nos bairros

30.09.2011 · 12:00 · Audiência Pública

 

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Campo Grande  promoveu na manhã desta sexta-feira (30) uma Audiência Pública para discutir e encaminhar uma proposta de realização de cursos profissionalizantes nos bairros da Capital.

 

A proposta tem como eixo principal a contribuição efetiva e disponibilidade de acervo técnico, pedagógico e profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS), recém instalado em Campo Grande.

  

"O Instituto Federal tem caráter social e comprometimento com a expansão do ensino técnico. Por isso a instituição está se colocando à disposição da sociedade campo-grandense para a execução dessa proposta, ressaltando que os cursos serão ministrados de forma totalmente gratuita para a comunidade", destaca o vereador Alex, proponente da Audiência.

 

Conforme o vereador Alex, o objetivo da audiência é discutir mecanismos para que os cursos profissionalizantes sejam levados até os bairros, democratizando o ensino, permitindo que os jovens tenham acesso ao ensino na sua própria comunidade, sem ter que gastar com ônibus para se deslocar”, ressaltou o parlamentar.

 

A Audiência Pública contou com a presença do reitor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Marcus Aurélius Stier Serpe, que palestrou aos presentes sobre a importância da qualificação profissional e sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição. De acordo com Marcus Aurélius, “se queremos soluções para saúde ou segurança, somente a educação é o caminho. O desemprego na verdade não existe, o que existe é a falta de qualificação”, alegou o reitor.

 

Também marcaram presença no evento a Diretora Presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Luiza Ribeiro, o deputado federal Antonio Carlos Biffi, a Superintendente de Gestão, Normas e Relações Comunitárias da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Ângela Fachini, além de membros da Central de Movimentos Populares e lideranças de bairro.

 

O deputado federal, Antonio Carlos Biffi ressaltou no Brasil existem cerca de 100 milhões de pessoas trabalhando, sendo que apenas 2 milhões são capacitados por ano no país. “Dos 7 milhões de jovens que estão no ensino médio, apenas 10% fazem cursos técnicos, ou seja, apenas 700 mil saem com um curso técnico. Esses números são muito poucos. Atualmente apenas 15% dos jovens entre 15 e 24 anos estão na faculdade. Precisamos consertar essa distorção na estrutura educacional do Brasil. Nos Estados Unidos existe um engenheiro para cada técnico, no Brasil são cinco engenheiros para apenas um técnico, temos que mudar essa mentalidade, afinal não são todos que têm acesso ao ensino superior. Até pouco tempo atrás Mato Grosso do Sul era um dos 4 Estados brasileiros que não tinham escola técnica. Hoje já temos pólos do IFMS nas principais cidades do Estado”, avaliou Biffi.

 

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal