ícone whatsapp

Audiência Pública reúne conselhos municipais para reivindicar melhores condições na área da saúde

04.04.2012 · 12:00 · Audiência Pública

Um debate acalorado tomou conta da Câmara Municipal de Campo Grande, durante a Audiência Pública realizada pela Mesa Diretora da Casa de Leis nesta quarta-feira (4). O tema em questão foi “A fraternidade e Saúde Pública”, cujo lema é “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

 

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi a iniciativa tem como objetivo ouvir os mais variados segmentos ligados à área da saúde tais como conselhos, pastorais ,ONGs dentre outros para que possam surgir propostas que poderão ser acolhidas na política de saúde pública de modo geral.“Somos agentes para ouvir a população. A insatisfação com relação à saúde tem sido verificada em todos as pesquisas qualitativas, quantitativas e isso deve ser melhorado, por meio de atendimento humanizado, com mais profissionais para atender a demanda da população”, disse Siufi.

 

Durante a reunião, o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, colocou a importância das autoridades competentes voltarem os olhos também para os imigrantes, que segundo o bispo, deixam de receber atendimento médico devido à falta de documentação completa, já que são oriundos de outros países como Paraguai, Argentina.“Temos a questão da Santa Casa, a questão das filas nos postos de saúde, falta de médicos especializados. Muitos pontos importantes foram citados pelos participantes a fim de que possamos ver uma alternativa para melhorar as condições na área da saúde. Esse momento de discussão deve levar a iniciativas concretas”, colocou dom Dimas.

 

Conforme o arcebisbo, a reunião pública resultará no relatório elaborado a partir das principais reivindicações feitas por entidades que estiveram presentes à Audiência Pública que será devidamente encaminhado às autoridades competentes do município para que sejam tomadas providências. “Nós precisamos de uma saúde digna, a gente vê pessoas idosas que não são respeitadas na área da saúde. Nós como representantes dos conselhos pedimos que atendam com mais carinho àquelas pessoas que tanto precisam. Precisamos de mais médicos especializados na cardiologia, pediatria,” ressaltou a representante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Maria Santos.

 

À Audiência Pública estiveram presentes, o secretário municipal de saúde Leandro Mazina Martins, os vereadores Marcelo Bluma, Thais Helena, Paulo Pedra , João Rocha e demais autoridades.

 

 

Ana Rita Chagas

Assessoria de Imprensa Câmara Municipal