ícone whatsapp

História

Em 1899, a Gazeta Oficial de Mato Grosso publicou o decreto de emancipação da Vila de Santo Antônio de Campo Grande, assinado pelo Cel. Antônio Pedro Alves de Barros, presidente do Estado. Nasceu assim, uma futura capital, de braços abertos a todos que chegavam.

A prefeitura funcionou na casa do intendente eleito, Francisco Mestre, e não tinha funcionários. Os vereadores só tomaram posse em 1905, e reuniam-se na casa do presidente Jerônimo José de Sant’Anna. Só em 1910, 11 anos depois da emancipação, foi construído o primeiro prédio público de Campo Grande.

A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, pelo Governo Federal, trouxe grande progresso, empregos e importância política. Em 1914, com a conclusão da ferrovia, a cidade tomou um grande impulso no campo político e os vereadores passaram a ter importância decisiva nos fatos.

Campo Grande só passaria ao status de Capital no ano de 1978, com Albino Coimbra Filho se tornando o presidente da 1ª Legislatura da Câmara Municipal elevada a categoria de Capital, em 1979.

Nesses mais de 100 anos de história, a Câmara Municipal reuniu grandes personalidades, que sempre lutaram em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população, pensando no melhor para a sociedade campo-grandense.

Atividade Legislativa

1947-1950

11ª LEGISLATURA
Após uma década a Câmara volta a ser aberta


Com a normalização polítiva, a Câmarsa volta cumprir sua representação popular, aprovando projetos direcionados ao desenvolvimento social e urbanístico de Campo Grande. Nesse ano, é doado o terreno para a criação do Horto Florestal; As subprefeituras de Jaraguari e de Terenos são criadas. Os vereadores de Campo grande enviam congratulações ao Presidente da República pela nacionalização da exploração de petróleo.

 

Vereadores e Suplentes:

 

Demósthenes Martins – Presidente

Arthur de Vasconcelos Dias

Paulo Coelho Machado

Arthur Martins de Barros

Ulisses Azuil Almeida Serra

Mário Carrato

Arthur D’Ávila Filho

Pedro Roma

Cícero de Castro Faria



Carlos da Silva Matos

João Ezequiel Monteiro

José Fabelino Filho

Nelson Borges de Barros

Joaquim Teodoro Faria

Érico de Oliveira Passos