Em 1899, a Gazeta Oficial de Mato Grosso publicou o decreto de emancipação da Vila de Santo Antônio de Campo Grande, assinado pelo Cel. Antônio Pedro Alves de Barros, presidente do Estado. Nasceu assim, uma futura capital, de braços abertos a todos que chegavam.
A prefeitura funcionou na casa do intendente eleito, Francisco Mestre, e não tinha funcionários. Os vereadores só tomaram posse em 1905, e reuniam-se na casa do presidente Jerônimo José de Sant’Anna. Só em 1910, 11 anos depois da emancipação, foi construído o primeiro prédio público de Campo Grande.
A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, pelo Governo Federal, trouxe grande progresso, empregos e importância política. Em 1914, com a conclusão da ferrovia, a cidade tomou um grande impulso no campo político e os vereadores passaram a ter importância decisiva nos fatos.
Campo Grande só passaria ao status de Capital no ano de 1978, com Albino Coimbra Filho se tornando o presidente da 1ª Legislatura da Câmara Municipal elevada a categoria de Capital, em 1979.
Nesses mais de 100 anos de história, a Câmara Municipal reuniu grandes personalidades, que sempre lutaram em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população, pensando no melhor para a sociedade campo-grandense.
3ª LEGISLATURA
Eleitos em 2 de novembro de 1908, os vereadores tomam posse no dia 1° de janeiro de 1909. Uma das primeiras providências é estabelecer o limite de oito hectares para os lotes suburbanos de aforamento perpétuo. É aprovado o plano de alinhamento das ruas e denominadas as primeiras vias de Campo Grande. A construção do primeiro matadouro público, com aprovação de planta e normas de funcionamento é destaque nessa legislação. Nessa legislatura há várias mudanças na Mesa da Câmara.
1909: Coronel Sebastião Lima – Presidente
José Vieira Damas – Vice-presidente
Salathiel José Ferreira
Miguel Garcia Martins
Enock Vieira D’Almeida
Olympio Annanias
Antônio Francisco de Almeida
1910: José Vieira Damas – Presidente
Coronel Sebastião Lima – Vice-presidente
Antônio Francisco de Almeida
Manoel José Nogueira
Enock Vieira D’Almeida
Olympio Annanias
Astrogildo Alves Pereira
1911: José Vieira Damas – Presidente
Enock Vieira D’Almeida – Vice-presidente
Antônio Francisco de Almeida
Manoel José Nogueira