ícone whatsapp

Vinicius Siqueira protocola pedido para instauração de CPI do Táxi, em Campo Grande

11.04.2017 · 12:00 · Vereador Vinicius Siqueira

O vereador Vinicius Siqueira (DEM) protocolou na sessão desta terça-feira (11) o pedido para instauração da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Taxi, em Campo Grande. Assinaram o documento, 19 vereadores e agora a Casa tem, de acordo com o regimento interno, 48 horas para se manifestar e formar a Comissão.

A decisão proposta pelo vereador é pautada na denúncia de que muitos alvarás de permissão de exploração dos serviços de táxi estariam concentrados com determinadas pessoas ou grupos familiares.

No começo do mês passado o vereador chegou a solicitar junto à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a listagem completa com os nomes de cada um dos permissionários do serviço público. Com a lista em mãos, foi possível observar que muitas permissões estão concentradas nas mãos de poucas pessoas.

Dos 490 alvarás concedidos pelo poder público, 15,5% estão concentrados nas mãos de apenas dez pessoas. De acordo com o vereador, somente um destes detentores chega a possuir 29 permissões.

O vereador também chama a atenção para o grande número de mulheres titulares de alvarás, embora não seja comum que elas sejam avistadas na prática da atividade.

Depois de instaurada, a CPI vai investigar se as permissões foram corretamente destinadas e qual o motivo que teria levado a concentração de tantas autorizações para determinadas pessoas ou grupo familiares.

A Comissão terá o prazo para funcionamento de 120 dias, conforme prevê o regimento interno da Casa.

Também assinaram o documento em favor da CPI os vereadores Willian Maksoud, Ademir Santana, Valdir Gomes, Dharleng Campos, Betinho, Odilon de  Oliveira Junior, Júnior Longo, Papy, Enfermeira Cida, Otávio Trad, André Salineiro, Veterinário Francisco, Lucas de Lima, Antônio Cruz, Gilmar da Cruz, Cazuza, Eduardo Romero e Wilson Sami.

Vivianne Nunes

Assessoria de Imprensa do Vereador Vinicius Siqueira