ícone whatsapp

Veterinário Francisco realça a importância da vacina contra gripe

15.06.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

“Assim que a campanha de vacinação contra gripe foi iniciada procurei uma Unidade de Saúde porque sei da importância de estar protegido contra o vírus Influenza”, declarou o vereador veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, líder da bancada do PSB na Câmara Municipal de Campo Grande, antes de conclamar a população a se vacinar contra a gripe;

Conforme o Parlamentar do PSB, a vacina, além de proteger contra a gripe, aumenta a expectativa de vida da pessoa. “Crianças, jovem, adultos e idosos precisam da vacina para uma vida saudável”, pontuou Veterinário Francisco, reforçando o apelo.

De acordo com o Vereador do PSB, a baixa cobertura vacinal em outras regiões do país coloca em alerta as demais. O que, conforme deixou bem claro, não é o caso da Capital do Estado de Mato Grosso do Sul. Informações da Secretária Municipal de Saúde dão conta de que idosos e professores já atingiram a meta de vacinação, sendo que o primeiro grupo alcançou 95,65% (76.599) e o segundo 123,49% (8.160).

Atenção redobrada – O balanço divulgado pela SESAU aponta que dois grupos recomendados para vacinação estão com cobertura vacinal abaixo do previsto: são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 63,57% (34.607) e gestantes com 56,29% (5.796). Reforça que vacinação é muito importante.

Os números indicam que três grupos estão próximos de alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde: as puerperais representam 75,83% (1.283); os portadores de comorbidades 77,22% (16.674); e, os trabalhadores da área da saúde 81,83% (18.912).

A vacina está disponível nas 66 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF) das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45 e as equipes de vacinação podem distribuir senhas para organizar o fluxo.

Prioridade – Mesmo com a prorrogação até o dia 22 de junho, devem receber a vacina pessoas a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas,  povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estejam sob medida socioeducativas, à população privada de liberdade, os funcionários do sistema prisional e estagiários da área da saúde.

A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. “Parabenizo o secretário Marcelo Vilela e equipe pelo resultado conquistado”, finaliza.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador