ícone whatsapp

Veterinário Francisco participa de inauguração de parque com pneus em escola na Vila Nasser

13.07.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O vereador Veterinário Francisco (PSB) participou na tarde desta sexta-feira (13) da inauguração do parque infantil projetado com pneus que faz parte do projeto “Arte com Pneus” na escola municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, localizado no bairro Vila Nasser, na região urbana do Segredo. “È um projeto incrível tanto para o meio ambiente quando para a sociedade. Com a utilização dos serviços dos detentos ajudando na ressocialização, além da retirada de pneus do meio ambiente ajudando também combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya”, explica o vereador veterinário Francisco que é membro da Comissão do Meio Ambiente.

Segundo o idealizador do projeto professor Felipe Augusto da Costa Souza, que atua na Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o projeto tem como objetivo levar a conscientização ambiental, a prevenção à saúde e também ajudar na reinserção social dos detentos que contribuíram na confecção dos brinquedos. Ele explica que intenção é reaproveitar pneus descartados de forma irregular, em espaços de recreação para os alunos. Com isso, os idealizadores do projeto esperam também combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, já que se utiliza pneus descartados que podem ser focos de reprodução do mosquito. “Esse tipo de projeto, com certeza faz com que as crianças brinquem em um espaço organizado e voltado para a sustentabilidade desde pequeno. Onde eles já crescem com essa consciência, de que o brincar, pode vir também do descarte irregular, da sustentabilidade”, explica.

O agente penitenciário Vinícius Saraiva de Oliveira, que também é idealizador do projeto, explica que o “Arte com Pneus” abrange a Segurança Pública, Educação e Saúde (Meio Ambiente) ajudando a criança com atividade psicomotora e dando consciência ambiental a elas. “Na área prisional nós deparamos com muitos presos que não tem o Ensino Fundamental completo. São pessoas que não tivera a chance de praticar o bem na vida. Às vezes nasceram em uma comunidade carente e conheceram de referência. Para não parecer um trabalho mecânico nos fizemos de uma maneira diferente mostrando que eles vão ajudar as crianças. Os detentos ficam empolgados.”, explica

A secretaria municipal de Educação Elza Fernandes Ortelhado comenta que no primeiro momento o projeto era só para colocar o parque de pneus em nossas unidades, mas tomou grandes proporções. “Está sendo trabalhado a questão do meio ambiente e social. Hoje estamos com um projeto de levar a formação para dentro do presídio.Nós já fizemos uma formação para os detentos que trabalham no Arte com Pneus e semana que vem vamos dar uma nova formação”, explica a secretaria.   

O projeto “Arte com pneus” teve inicio em fevereiro do ano passado e desde então já foram feitos parques infantis para seis Ceinfs(Centros de Educação Infantil) e a escola Professor Licurgo de Oliveira Bastos está sendo a primeira colégio a receber o projeto. A confecção é feita dentro do presídio e são utilizados os serviços de dez detentos já para a montagem são utilizados quatro presidiários. A montagem e a instalação demoram cerca de 30 dias.

 

 

Eduardo Penedo 

Assessoria de Imprensa do Vereador