ícone whatsapp

Veterinário Francisco participa de evento no CCZ e ganha apoio de Marquinhos para criação da UPA-VET

21.08.2017 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O evento “Campo Grande é o Bicho” aconteceu neste sábado (19) no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em comemoração à nova política de atuação do CCZ, integrado ao calendário de aniversário de 118 anos da capital. A festa contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad e dos vereadores que fazem parte da Comissão Permanente de Defesa do Bem-Estar e Direitos dos Animais, o presidente Veterinário Francisco (PSB), vice-presidente Lucas de Lima (SOLIDARIEDADE), André Salineiro (PSDB) e Eduardo Romero (REDE), além de outras autoridades.

Na comemoração havia brincadeiras educativas, teatro, pinturas em rosto, picolés e pipocas para as crianças. E também tiveram orientações médico-veterinárias, vacinação anti-rábica e feira de adoção com cães e gatos.

Ao lado dos camaristas, o prefeito aproveitou a ocasião para assinar o projeto de lei complementar que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (COMBEA) e do Fundo Municipal do Bem-Estar Animal (FUMBEA). Colegiado de caráter permanente, deliberativo e consultivo, vinculado à SESAU (Secretaria Municipal de Saúde), o Conselho terá como missão buscar as condições necessárias à defesa, proteção, bem-estar, preservação da vida, assim como dos direitos dos animais domésticos, através da execução de políticas públicas.

Já o FUMBEA, Fundo Municipal do Bem-Estar Animal, tem por finalidade captar e aplicar recursos visando o financiamento, investimento, expansão, implantação e aprimoramento das ações voltadas à proteção de bem-estar dos animais. Para isso, o COMBEA poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada, organizações de ensino e ONGs.

“É de suma importância. Há um discurso de proteção aos animais que o ente público sempre ficou distante e nunca deu atenção necessária que deveria dar, a partir de agora com esse envio de projeto para a câmara municipal, com a criação desse fundo e sobre tudo da retirada do papel da UPA VET, nós temos certeza absoluta que nós vamos dar um grande passo para a proteção dos animais e acima de tudo para a saúde pública”, disse o prefeito.

Para o vereador Veterinário Francisco (PSB) a manhã foi de vitória.  ‘’Com muita satisfação que nós, depois de quase 40 anos, temos a oportunidade de um prefeito que se interessa pela causa animal. Nós podemos sentar lado a lado do poder público levando as protetoras, chegando a um consenso de como trabalhar o bem-estar na capital sul mato-grossense. Será um trabalho de harmonia. Todos ganharão e os mais beneficiados serão aqueles que não têm o poder da voz: nossos cães e gatos’’, conclui.

Sobre a UPA-VET (Unidade de pronto atendimento veterinário) o presidente da comissão do bem-estar animal ressalta a importância de tirar o projeto do papel. ‘’Estamos vendo em todo território nacional a criação de Unidades de pronto atendimento veterinário, casos em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e já chegou à hora da nossa capital ter uma UPA-VET e dessa vez contamos com o apoio do legislativo e do executivo’’ diz o parlamentar. 

‘’O bem-estar animal é assunto mundial e faz parte da saúde-pública. Neste mandato temos um prefeito que conhece e abraça a causa, por isso vejo o sonho da UPA-VET mais próximo da realidade’’, conclui o Veterinário.

Assessoria de Imprensa do Vereador