ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia zootecnistas em sessão solene

24.05.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

O vereador Veterinário Francisco (PSB) homenageou na sessão solene de Outorga da Medalha Legislativa Marcelo de Oliveira Andreotti em comemoração ao Dia Municipal do Zootecnista os professores doutores Rodrigo Gonçalves Mateus e Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo. O Dia do Zootencista foi instituído pela Lei 5875/17 e a solenidade pela Resolução n°1266/18.  “Eu não tinha como não homenagear os zootecnistas que são profissionais parceiros dos veterinários. São eles que garantem o manejo adequado dos animais que fazem da pecuária nacional forte, eficiente e competitiva. E nada melhor para representar esses profissionais que o professor doutor Marcelo Andreotti que nos deixou muito cedo, mas seu legado continua a inspirar seus alunos, amigos e a própria Zootecnia com seus estudos”, explica o parlamentar. 

A medalha que vai ser entregue aos profissionais no Dia Municipal do Zootecnista faz homenagem póstuma ao professor doutor Marcelo de Oliveira Andreotti em razão do legado de conhecimentos científicos e serviços prestados à sociedade. Ele era doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS ministrando aulas em níveis de Graduação e Pós-graduação, atuou profissionalmente na Câmara Setorial de Avicultura/Estrutiocultura na Secretaria de Estado de Produção e Turismo – SEPROTUR/MS e foi membro de Conselhos, Comissões e Consultorias ligadas ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Departamento de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFMS.

O veterinário Francisco homenageou a vice-reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a professora doutora Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo. Ela é graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001), em Minas Gerais. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica Dom Bosco (2003). É Mestre em Ciência Animal pela UFMS (2004) e Doutora em Zootecnia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu – SP. É professora Adjunta da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ) da Universidade. Foi Diretora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FAMEZ). Foi a primeira tutora do PET Zootecnia.

A professora doutora Camila Ferreira Ítavo explica que o profissional de zootecnia muitas vezes não aparece, mas ele esta em toda cadeia produtiva, não só no melhoramento genético, no sistema de criação na questão de tecnologias de produção, na gestão do agronegócio, na fiscalização, na indústria, na comercialização, na gestão de pessoas no agronegócio. “Para nos zootecnista sermos reconhecidos com um dia Municipal em nossa homenagem é de uma importância fundamental porque é um reconhecimento da sociedade. Quando a Câmara Municipal institui esse dia é um grande reconhecimento para nos.O profissional de zootecnia muitas vezes não aparece, mas ele esta em toda cadeia produtiva. Nós trabalhamos para o bem da sociedade para fornecimento de proteína animal de qualidade, respeitando o bem estar animal e favorecendo a sociedade como um todo”, explica a professora doutora. 

O outro homenageado de Outorga da Medalha Legislativa Marcelo de Oliveira Andreotti em comemoração ao Dia Municipal do Zootecnista foi o professor doutor Rodrigo Gonçalves Mateus que é Coordenador do curso de Zootecnia na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária – UCDB. É graduação em Zootecnia pela UCDB em 2006, possui Mestrado e Doutorado em Zootecnia na área de concentração de Produção de Ruminantes pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Campus Itapetinga.

Segundo Rodrigo Mateus, o profissional de zootecnia tem um diferencial que trabalhar tanto na área de melhoramento genético como na nutrição animal e do bem estar animal estando presente em toda a cadeia produtiva. “O zootecnista é muito importante principalmente no nosso Estado que tem vocação agropecuária. Nos temos essa preocupação de produzir alimento de qualidade para o nosso consumidor. Para nos zootecnistas ter um dia municipal em nossa homenagem é de grande valia, pois esse ano se faz 52 anos. È uma profissão que infelizmente permanece se apresentando como uma profissão coadjuvante . è uma profissão que faz muito, mas não tem uma apresentação significativa no meio da população. Com essa data festiva em nossa homenagem ela traz uma maior valorização para a nossa profissão. Assim começamos a sair do meio rural e ser apresentado para a população em geral”, explica.

Eduardo Penedo
Assessoria de Imprensa do vereador