ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia veterinários em sessão solene

13.09.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Uma paixão que se torna vocação, assim pode ser definido o trabalho dos médicos veterinários que com amor e carinho atendem desde pets até animais silvestres com dedicação total. E com os sucessos da dupla Patrícia e Adriana, os médicos veterinários foram  homenageados em sessão solene de outorga da medalha Legislativa Olímpio Crisóstomo Ribeiro em comemoração ao Dia do Veterinário na Câmara de Campo Grande. A sessão foi presidida pelo vereador veterinário Francisco (PSB). “Se cuidar da vida humana é muito difícil, cuidar de animais é muito mais. E por isso a importância de reconhecer o trabalho de todos aqueles que têm essa dedicação. É um orgulho poder presidir essa sessão e homenagear a minha classe”, explica o parlamentar.

 

O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro devido à data de publicação do decreto nº 23.133, em 1933, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto regulamentou a profissão no Brasil. Embora a regulamentação tenha ocorrido em 1933, às primeiras escolas de Medicina Veterinária surgiram no País nos anos de 1913/14 com a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária e Escola de Veterinária do Exército, ambas no Rio de Janeiro. Em Campo Grande, o Dia foi instituído pela Lei 5219/2013 e pela Resolução 1279/2018.

 

A medalha é uma homenagem póstuma a Olímpio Crisóstomo Ribeiro que foi um ícone da medicina veterinária no pais. Ele que se formou em Medicina Veterinária, pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1972.  Em Campo Grande foi professor na Universidade Estadual de Mato Grosso. A carreira docente consolidou-se através de um avançado programa de pós-graduação nos Estados Unidos. Com bolsas da Fundação Rotária e do governo brasileiro, obteve o grau de Mestre e o título de PhD na Iowa State University, Estados Unidos, entre os anos de 1975 a 1979. Ocupou vários cargos na administração da UFMS, com destaque para o de Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação de 1984 a 1989, paralelamente à docência superior. Ele foi diretor da Iagro entre 1991 e 1994. Em 1993, após a aposentadoria na UFMS, se tornou docente na Uniderp, onde também exerceu cargos administrativos como de Pró-Reitor de Graduação. Olímpio Crisóstomo Ribeiro faleceu no dia 04 de setembro de 2009, aos 67 anos, de causas naturais, na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul, durante evento rotário. “Hoje também quero homenagear o meu grande mestre o médico veterinário Olímpio Crisóstomo Ribeiro, que dá seu nome a medalha legislativa e com sua humildade e sabedoria não foi só professor de muitos aqui presentes, mas uma referência para a Medicina Veterinária neste país”, explica veterinário Francisco.

 

O filho de Olímpio Crisóstomo Ribeiro, José Carlos Crisóstomo Ribeiro, representou a família na sessão solene e diz ter ficado muito emocionado pela homenagem que o vereador veterinário Francisco prestou ao seu pai. “Para a gente é uma honra imensa ainda mais porque no último dia 4 fez nove anos do falecimento dele. E alguém ser reconhecido nove anos depois em uma homenagem deste quilate aqui é motivo de honra muito grande para a família. Prova que a maneira pela qual ele conduziu a profissão, a Medicina Veterinária, sendo respeitado e admirado pelos colegas é de imenso orgulho para a gente”, revelou.

 

O vereador veterinário Francisco homenageou dois médicos veterinários. Pedro Paulo Pires que é formado em médico veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1984. Mestre em Parasitologia Veterinária e Humana pela mesma universidade em 1987. Doutor em Clinicas de Grandes Animais pela UNESP de Botucatu em 2000. Pós-Doutorado em Geomática pela Universidade LAVAL em Québec no Canadá em 2010. Foi pesquisador na Embrapa Gado de Corte, professor na UFMS, Uniderp e membro fundador da Academia Sul-mato-grossense de Medicina Veterinária. “Ser reconhecido como ser veterinário e um veterinário que atua em tantas áreas, isso é muito importante porque nós de verdade estamos sendo reconhecidos como quem teve o trabalho bem feito. Agora, o melhor de tudo, é ser homenageados com o nome do professor Olímpio. Ele foi o melhor veterinário. Era uma pessoa íntegra, honesta, competente e responsável. Na família, então, ele era exemplo. Neste momento em que nós somos homenageados pelos representantes do povo com o nome de uma pessoa como é o professor Olímpio.Neste momento podemos sonhar porque nós conhecemos o amor dos animais pelos homens e dos homens pelos animais. É algo muito complexo, então nós podemos sonhar. E o sonho, que eu agradeço a Casa, é que nós sonharemos em sermos Olímpios daqui para o futuro. Eu digo que a Casa não está homenageando nosso passado, mas está moldando nosso futuro por termos este nome na medalha, que a partir de amanhã não vai estar por fora no peito, vai estar enfiado dentro do coração”, explicou.

 

O outro médico veterinário é Antônio Carlos de Abreu, que se formou em medicina veterinária na UFMS em 1991. Possui especialização em saúde pública pela Fiocruz e especialização em clínica médica e Cirúrgica de pequenos animais pelo instituto Qualitas. Trabalhou por 11 anos como fiscal Sanitário pela Prefeitura de Campo Grande. Foi presidente e Fundador da Associação de clínicos veterinários de pequenos animais de Mato Grosso do Sul e conselheiro efetivo e suplente do CRMV-MS por duas gestões. Atualmente é mestrando do programa pós-graduação de desenvolvimento da região centro oeste no estudo da carcinogenese e é proprietário da clínica veterinária Toto Company. “Para mim receber essa homenagem é uma alegria em dobro. Primeiro e realmente tem o nome Olimpio Crisóstomo Ribeiro que foi meu professor na faculdade e que eu me esmero muito profissionalmente e o outro é o vereador Francisco, pra mim o Chico que eu trabalhei minha vida profissional eu comecei com ele. Ser homenageado por ele e homenageá-lo também. Eu estou muito agradecido”, explica Antônio de Abreu.

 

Eduardo Penedo 

Assessoria de Imprensa do Vereador