ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia engenheiros com o Prêmio “Ecologia e Ambientalismo”

04.07.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Simples atos como não demorar no banho e apagar a luz quando não estiver ninguém no local e principalmente não abandonar seus pets quando não querem mais. Tudo isso ajuda é faz a diferença para o meio ambiente que vem sendo degradado a cada dia. E para homenagear essas pessoas que fazem a diferença com ações em prol ao meio ambiente o vereador veterinário Francisco (PSB) homenageou os engenheiros ambientais Dulcélya Mônica de Queiroz Souza e Fernando Henrique Garayo Júnior com o Prêmio “Ecologia e Ambientalismo” durante sessão solene que foi instituída no município por meio de Decreto Legislativo nº 698/2002 e pela Lei n° 4.299/2005. “Eu fico muito feliz e honrado em poder homenagear a Mônica e o Fernando com o Prêmio Ecologia e Ambientalismo. Pessoas como eles que fazem a diferença, que encontram soluções para problemas ambientais. Antes a sociedade não prestava atenção nessas questões, mas agora já estamos nos conscientizando. As universidades e escolas estão se dedicando mais a isso. São resultados que vão trazer soluções para a sociedade”, explica o vereador que é membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente.

Os homenageados do vereador veterinário Francisco com o Prêmio “Ecologia e Ambientalismo” foram Dulcélya Mônica de Queiroz Souza, que é natural de Paranaíba, graduada em Engenharia Ambiental pela UNESP Júlio de Mesquita Filho, mestranda em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela FEIS – UNESP. Engenheira Ambiental da SANESUL desde 2011, exercendo a função de Gerente de Meio Ambiente e Ação Social da Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente. Representante do segmento de usuários do setor de saneamento do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado de Mato Grosso do Sul e faz parte da Câmara Técnica Permanente de Instrumento de Gestão de Recursos Hídricos, representa também os comitês das bacias hidrográficas dos rios Ivinhema, Rio Miranda e Rio Paraguai. “Eu fico feliz pela indicação do prêmio. Eu sou relativamente nova formada não faz tanto tempo. Trabalho na Sanesul desde 2011 é ganhar esse prêmio é um reconhecimento do trabalho que executamos tanto na parte de licenciamento ambiental, preservação, educação, mobilização social e conscientização da população é um incentivo a continuar trabalhando na área que gosto. Quero agradecer a equipe que trabalha comigo desde engenheiros, assistentes sociais e pedagogos”, comenta Dulcélya Mônica Souza. 

O outro homenageado é Fernando Henrique Garayo Júnior, é natural de Limeira(SP), mestre em Tecnologias Ambientais pela UFMS e formado em Engenharia Ambiental pela PUC-Campinas. É Coordenador de Meio Ambiente e Qualidade da Águas Guariroba há cinco anos, além de consultor na área ambiental e colunista semanal de meio ambiente na rádio CBN Campo Grande. Em sua carreira teve forte atuação em Gestão Ambiental e Gestão de Qualidade em empresas privadas, além de representação em conselhos ambientais. “Eu vejo a iniciativa muito importante para reconhecer os profissionais. A área ambiental é uma área que às vezes é muito difícil de trabalhar. Tem muitos desafios no nosso dia-dia e realmente esse prêmio é uma maneira de reconhecer esses profissionais que lutam por um meio ambiente equilibrado e saudável. Eu verifico na área ambiental  tem muitos desafios  com relação a recursos hídricos e tratamento de afluentes  a parte ambiental está intrínseca  a nossa vida. Aqui eu já vi vários colegas  de trabalhos e acho mais que merecido esse reconhecimento. Hoje eu atuou na Águas Guariroba  na coordenação de meio ambiente e qualidade. Meu foco é gestão ambiental e paralelamente  a gente trabalha  em uma coluna na rádio CBN onde tentamos levar  as informações sobre o meio ambiente e o que está rolando na área”, explica Garayo.

Eduardo Penedo 
Assessor de Imprensa do vereador