ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia em sessão solene ícones da Comunidade Japonesa

21.06.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Se você é de Campo Grande ou veio morar aqui vai respirar a cultura japonesa com a culinária dos sobás, sushis com a cultura dos origamis (dobraduras de papel), Taiko (percussão). E para homenagear esse povo que se confunde com a cultura campo-grandense, o vereador veterinário Francisco (PSB) homenageia Setsuco Nuha, conhecida como Dona Izabel, e Tsuguie Hiratsuka em sessão solene em comemoração ao Dia da comunidade Japonesa. A Sessão foi instituída por meio da Lei Municipal nº 3.342/1997. “Eu tenho vários amigos de descendência nipônica é para mim é um orgulho e uma satisfação pessoal poder homenagear esse povo guerreiro e generoso. Homenagear o povo japonês é a mesma coisa que homenagear o povo campo-grandense. Um povo sábio, forte e esforçado. Além de dividir conosco sua comida, cultura e modo de viver, ajuda a tornar Campo Grande desenvolvida e com qualidade de vida”, explica o parlamentar

Uma das homenageadas é Setsuco Nuha, mais conhecida como Dona Izabel, é natural de Campo Grande nascida em 1.929, filha de imigrantes japoneses, seu pai desembarcou no Brasil na terceira viagem do navio KASATO MARU vindo do Japão em 1.909, e sua mãe dez anos depois. Teve quatro filhos, cinco netos e dois bisnetos. A história de dona Izabel se confunde com o crescimento do centro de Campo Grande. Ela foi moradora da região central por 50 anos, onde por 31 desses anos teve seu estabelecimento na Rua Sete de Setembro esquina com José Bacha, conhecido como o “Bar Boa Sorte” em frente ao mercadão municipal.

A outra homenageada é Tsuguie Hiratsuka, que é natural de Clementina/SP, filha de imigrantes japoneses, mas em Campo Grande que conseguiu realizar seus sonhos e ajudar no sustento dos seus pais que ficaram no interior de São Paulo. Aqui na Capital morena ela aprendeu seu oficio de costureira se casou teve três filhos e dois netos. Além de costureira, trabalhou por muitos anos na Feira Central, e também ajudava seu marido na loja Refrigeração Campo Grande que ficava na Rua 26 de Agosto, no bairro Amambaí.

 

Eduardo Penedo
Assessoria de Imprensa do vereador