ícone whatsapp

Veterinário Francisco homenageia Assistentes Sociais em sessão solene

10.05.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Saber como lidar com pessoas, com qualquer tipo não importando a raça, credo ou condição social visando o respeito pelo próximo e pelas diferenças, além do compromisso com a liberdade, justiça e democracia. Esse é o trabalho do assistente social. Diante dessa tão importante profissão o vereador Veterinário Francisco (PSB) homenageou os assistentes sociais Nathalia Rocha Grabowski e Alcenair Nobre Costa. A solenidade ocorreu na noite desta quarta-feira(9) em comemoração ao Dia Municipal do Assistente Social. A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Lei 4.993/11 e das Resoluções 1.138/11 e 1.227/16. “Os assistentes sociais são a ponte entre os principais problemas da população em risco, daqueles que mais necessitam, com o poder público, que deve garantir cidadania”, disse veterinário Francisco.

Segundo o vereador Veterinário Francisco, muitas pessoas confundem o trabalho de uma assistente social com um trabalho de caridade, porém é importante entender a assistência social como um direito de cada um de nós e não como um favor prestado por profissionais.

“Eu fico muito feliz em poder homenagear o Alcenair Costa que fez história e ajudou na criação de políticas em assistência social em Campo Grande que tem toda uma bagagem na Assistência Social e também a Nathalia Grabowski que é uma jovem mulher, batalhadora engajada no seu trabalho que mesmo nova já traça uma linda história profissional”, comenta o parlamentar.

O homenageado Alcenair Costa, 65 anos, é a história viva da Assistência Social em Campo Grande. Ele foi presidente do Conselho Estadual de Assistência Social; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. Ele foi chefe da Divisão de Integração da Pessoa Portador de Deficiência, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Comunitário e Diretor do CRAS Vila Nasser. ”Eu fico honrado com a homenagem. Comecei a minha faculdade na UNB em Brasília e terminei aqui na Fucmat em 1982. Eu fui acolhido aqui no estado. Participei da criação das políticas publicas de Assistência Social e agora receber essa homenagem é uma felicidade para mim”, explica Costa.

A Assistente Social Nathalia Grabowski, 30 anos, é formada pela universidade UNIDERP/ANHANGUERA em 2010 e está cursando pós-graduação em Políticas Públicas Sociais e Saúde da Família pela faculdade Novoeste. Ela atuou de 2013 a 2016 na Associação Pestalozzi de Campo Grande. Atualmente, trabalha na Sirpha Lar do Idoso, desde 2016 e atua como Conselheira do Fórum Municipal de Entidades de Campo Grande/MS e Conselheira no Conselho Municipal do Idoso (CMI). ”Essa homenagem é muito importante, pois fortalece a nossa política nosso trabalho nossa luta. Pelos movimentos sociais e políticas esse reconhecimento e uma forma de reconhecer a nossa profissão”, explica Nathalia Grabowski.

O secretário Municipal de Assistência Social, José Mário parabenizou a categoria. “Quero parabenizar os homenageados, toda a classe que tem como objetivo garantir os direitos e assistência da população menos favorecida da nossa cidade, lutando contra os problemas das injustiças sociais. Em nome da Prefeitura, eu parabenizo a todos pelo Dia Municipal do Assistente Social, vocês são importantíssimos nas políticas sociais do nosso Estado, do Município e da nossa Nação”, enalteceu.

Eduardo Penedo

Assessoria de Imprensa do Vereador