ícone whatsapp

Veterinário Francisco faz exaltação às mulheres

05.03.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

Oito de março se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para o líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), vereador Veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, “a mulher deve ser exaltada durante os 365 dias do ano por tudo que ela representa na construção de uma sociedade justa”. 

O Dia da Mulher, a ser festejado nacionalmente no dia 8 de março (quinta-feira), é a celebração das conquistas sociais, políticas e econômicas ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. 

“Meu sonho consiste, com base nos números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em ver um dia a efetiva atuação das mulheres nas câmaras de vereadores, prefeituras, assembleias legislativas, câmara federal, senado e presidência da República”, declarou o Parlamentar, parabenizando as colegas de Legislativa, Enfermeira Cida Amaral e Dharleng Campos.

Origem do Dia – A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

No entanto, 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, porém somente em 1921 que esta data foi oficializada.

Após a Guerra e a Segunda Revolução Industrial, as indústrias incorporaram as mulheres para mão de obra, e devido às condições insalubres de trabalho, os protestos eram frequentes.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977. Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Assessoria de Imprensa do Vereador