ícone whatsapp

Veterinário Francisco, defensor do bem-estar animal

19.03.2018 · 12:00 · Vereador Veterinário Francisco

“O programa de castração de animais, lançado hoje (19) prefeito Marquinhos Trad, bem como a inauguração do novo centro-cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses, são de extrema importância para o controle da população de cães e gatos de rua em Campo Grande”, comentou o líder da bancada do PSB na Câmara, vereador Veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, defensor do bem-estar animal.

Com a abertura da nova sala de cirurgias, a capacidade mensal de cirurgias de esterilização no CCZ vai aumentar 60% – de 500 animais, para aproximadamente 800 animais por mês. Serão 600 vagas para castração de felinos machos por mês e 200 vagas para cães.

Além das operações na sede do CCZ, uma unidade móvel vai percorrer pelos próximos 12 meses, 12 bairros, onde também serão marcadas e feitas cirurgias. As localidades serão escolhidas pelo índice de vulnerabilidade social – bairros mais afastados, onde vivem pessoas com baixa renda e em geral, há mais animais abandonados.

O Castramóvel vai fazer cerca de 50 cirurgias por semana e ficará instalado em escolas, centros comunitários, para onde o CCZ também levará palestras de conscientização sobre a posse responsável de animais e cuidados necessários com os pets.

“Nosso trabalho não é focado só na castração, mas na conscientização das pessoas que abandonam os animais. Para que a gente tenha harmonia entre a criação dos pets e o controle da população”, explica a coordenadora do CCZ, Iara Helena Domingos, recebendo os cumprimentos do Veterinário Francisco, que por muitos anos atuou no Cetro de Controle de Zoonoses. 

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) explicou que a municipalidade realizou investimento da ordem de R$ 1 milhão, acrescentando tratar-se de dinheiro proveniente de emendas dos Legislativos estadual e municipal.  “A emenda que poderia vir de 24, veio apenas de 1, o esforço que poderia ser de 29 veio apenas de 3. É por isso que algumas coisas demoram tanto a sair. Isso é tudo que eu estou podendo fazer”, cutucou.

Assessoria de Imprensa do Vereador com Campo Grande Nets