ícone whatsapp

Vereadores participam da inauguração do CEFAT nomeado como “Rose Rocha”

25.08.2018 · 12:00 · Eventos

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande participaram na manhã deste sábado (25), da inauguração do Centro de formação de Atletas (Cefat), que foi nomeado como “Rose Rocha”. O evento faz parte da programação do Calendário Oficial da Prefeitura em comemoração aos 119 anos da Capital. O novo local atende 400 crianças com a prática da ginástica artística e conta com salas diferenciadas para os pais, secretaria, sala de ballet, vestiários para atletas e uma área ampla que favorece os treinos dos ginastas.

O Cefat recebeu o nome da Professora Rose Rocha, uma homenagem proposta pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Marquinhos Trad na Lei 6.064, publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) do dia 31 de julho de 2018. Rose era professora de educação física e iniciou os treinos da modalidade de Ginástica Artística em 1984. Foi fundadora, em 1992, da Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul. Atuou como técnica da seleção feminina de Ginástica Artística do Estado por vários anos. Atuou também como coordenadora técnica do Centro de Formação de Atletas de Ginástica da Prefeitura desde 2009, além de participar da formação de diversos profissionais da modalidade. Rose Faleceu no dia 13 de maio de 2018.

O evento foi aberto com uma belíssima e sincronizada apresentação do Grupo de Ginástica para Todos–Star Gym. E contou com a presença dos vereadores, autoridades e familiares da professora Rose Rocha.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), professor Rodrigo Terra realçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Cefat e dedicou a inauguração do novo local à professora Rose Rocha. “O Cefat é um projeto que tem mais de 30 anos, já passou por vários espaços, e quando fui visitar o ultimo prédio com prefeito, em que o Cefat estava, saímos de lá com duas impressões, uma foi da importância do projeto e o amor que os professores tinham com o projeto, e a segunda impressão de que o prédio não tinha condição de atender um projeto tão importante como esse, que abriga mais de 400 crianças, fiz uma promessa de encontrar um novo local e implantar o Cefat em um local adequado. Esse projeto já revelou inúmeros atletas, melhora a vida de inúmeras crianças e jovens da nossa cidade, mas todo projeto tem alguém por trás, neste caso, quem está por trás desse projeto é a professora Rose Rocha, que foi idealizadora desse projeto, durante muitos anos esteve junto com esses professores, incentivando essas crianças nessa atividade. Eu fiz uma promessa para professora Rose que iria inaugurar o Cefat com ela ainda em vida, mas infelizmente isso não foi possível. Rose, isso aqui é para você”, dedicou.

A coordenadora pedagógica do Cefat e presidente da Federação de Ginástica de Mato Grosso do Sul, Elaine Nagano agradeceu a todos que acreditaram no Cefat. “É difícil fazer uma festa sem a dona da festa, mas sei que a Rose está muito feliz hoje. Aqui, não é só um prédio novo, é toda uma história que foi construída ao longo dos anos, agradeço o prefeito que deu continuidade nesse sonho da Rose, isso aqui é um resultado de pessoas que trabalham com o amor, agradeço o Rodrigo Terra por acreditar nessa equipe de excelência que a Rose escolheu a dedo, agradeço toda a equipe Cefat, porque sem vocês nada disso seria possível e agradeço aos familiares que vivem e sabem a importância desse projeto”, enalteceu.

Em nome da família Cefat, Erika Morel discursou: “Rose, como gostaríamos que você visse a nossa nova casa e pudesse comemorar conosco mais essa conquista, que pudesse estar aqui maravilhada com as lágrimas nos olhos, como ficava quando estava emocionada, você que lutou com unhas e dentes, não só por um espaço melhor, mas sim pela evolução e reconhecimento da ginástica e de nosso trabalho. Nós trouxemos você também para a nossa casa, veio em uma grande caixa, que é o coração da família Cefat, família que você construiu nos últimos anos dessa longa história com muito amor, carinho, força e fé. E, aqui, você vai morar para sempre, independente de qual parede ocuparmos. Estamos em uma nova casa, o caminho para cá trouxe muitas esperanças, e a renovação e desejo de tornar a ginástica artística do nosso Estado o esporte de excelência. Excelência que representa toda a dedicação dos envolvidos dessa história, nessas paredes vamos escrever novas histórias e impregnar de novas memórias”, disse.

Segundo o propositor do Projeto, vereador Carlão, que denominou o Cefat como Rose Rocha, a homenagem é justa em reconhecimento ao trabalho dedicado por Rose Rocha à ginástica artística em Campo Grande. “Dos 180 projetos que apresentei na Câmara, o mais importante é esse, que nomeou o Cefat como Rose Rocha, com justiça, porque ela é um símbolo para as mulheres, um exemplo como pessoa, mãe, avó, tia e professora, tirando as crianças das drogas e colocando no esporte. Silenciosamente, trabalhou muito, orgulhando a classe da ginástica artística e deixou bons exemplos, principalmente, na defesa das mulheres”, enalteceu.

A neta da professora Rose Rocha, Gabriela Rocha agradeceu a homenagem em nome dos familiares: “Muito obrigada por todos estarem aqui, prefeito, vereadores, é uma pena que a vovó Rose não pode vir, mas a vovó Rose foi uma mulher muito guerreira, que fez de tudo para passar bons momento com os netos. Só queria dar um último abraço nela e dizer que você é uma pessoa muito importante para nós, te amo”, declarou.

Por fim, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad afirmou que o nome da professora Rose Rocha estará para sempre eternizado. “O nome dela não vai ficar apenas eternizado em uma placa fria, escondida dentro de um espaço locado, o nome dela está marcado no coração de todas essas professoras e de todas essas crianças, porque em um país onde o esporte é o futebol, em um país onde se aplaude os esportes como o vôlei e o basquete, você se apaixonar e fazer com que crianças se apaixonem por uma ginástica artística é coisa muito rara, é vocação, é coração. Obrigado por emprestar o nome da Rose Rocha para Campo Grande”, agradeceu.

CEFAT – O novo local fica localizado na Avenida Costa e Silva, 2.371 – Vila Maciel.

 

Dayane Parron
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal