ícone whatsapp

Vereadores aprovam dois Projetos na sessão ordinária desta terça-feira

09.04.2019 · 12:00 · Pauta

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram dois Projetos na sessão ordinária desta terça-feira (9).

Em turno único de discussão e votação, foi aprovado em Plenário o Projeto de Lei Complementar 626/19, que dispõe sobre a contagem processual em dias úteis em procedimentos administrativos perante a administração pública municipal, bem como prevê a suspensão da contagem dos prazos em sede de procedimentos administrativos perante a administração pública em conformidade ao disposto no artigo 220 “caput” do Código de Processo Civil Brasileiro. A proposta é de autoria do vereador Fritz.

Os parlamentares aprovaram também, em regime de urgência, em turno único de discussão, o Projeto de Decreto Legislativo 1.949/19, de autoria do vereador Eduardo Romero, que concede o Título de “Visitante Ilustre” da Cidade de Campo Grande-MS às autoridades da Academia de Letras que especifica.

Com a aprovação da proposta serão agraciados com a comenda diversas autoridades que estarão em Campo Grande participando do evento de instalação e ratificação de posse das Acadêmicas da Academia Feminina de Letras e Arte de Mato Grosso do Sul que ocorrerá no dia 30 de abril.

A Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul – AFLAMS, criada em 19 de janeiro de 2008 idealizada pela escritora e poetisa Delasnieve Miranda Daspet de Souza, convidou a ratificar e efetivar a ideia as escritoras Maria Helena Sarti e Aida Machado. A composição será de 40 membros efetivos e titulares das respectivas cadeiras, distribuídas das seguintes formas: trinta lugares para literatura, dois lugares para teatro; um para cinema; dois para artes plásticas; um para artesanato; um para dança; um para musica; um para canto e um para folclore. A Academia terá também sócias eméritas, beneméritas, honorárias, correspondentes e remidas em número de dez para cada uma das composições.

Confira abaixo a lista dos homenageados:

– Tereza Manczak – Governadora para Santa Catarina da Associação Internacional de Poetas.

– Dhoroty de Brito Steil – Compõe a Academia de Letras do Brasil Seccional de Santa Catarina; Academia de Letras de Governador Celso Ramos, SC; Academia de Letras de Canelinha, SC; Academia Blumenauense de Letras, SC; Academia Tijuquense de Letras, SC; Sociedade dos Poetas Advogados de Santa Catarina e; Sociedade dos Escritores de Blumenau, SC.

– Milton Pantaleão Junior: Compõe a Academia de Letras do Brasil – Seccional RS; Editora Alternativa; Câmara de Livro do RS; Feira do Livro do RS.

– Iolanda Marta Brazão Protázio: Governadora para o Rio de Janeiro – RJ da Associação Internacional de Poetas; Academia de Letras e Artes de São João do Meriti – RJ; Academia de Letras e Artes de Mesquita – RJ.

– Zelia Balbina Ferreira: Presidente do Movimento de Ressurgência do Povo Puri.

– Marisa Barbosa Cajado: Governadoria da Associação Internacional de Poetas para São Paulo SP.

– Deonisio da Silva: Doutor em Letras pela USP e Ex-Reitor e Professor da Universidade Estácio de Sá.

– Francisco Gustavo de Castro Dourado: Membro da Academia Brasileira de Arte, Ciência e Cultura, fundada por Mário de Andrade, em São Paulo – SP, sendo a segunda academia mais antiga do Brasil. É Presidente da Academia Taguatinguense de Letras e membro da Academia Brasileira de Cordel; da Academia Internacional de Cultura; da União Mundial de Escritores e da União Brasileira de Escritores. Há de salientar que também fez o cordel a Manoel de Barros e o recitou no plenário do Senado.

– Maria Félix Fontelle: Compõe a Academia de Letras do Distrito Federal – DF.

– Ilda Maria Costa Brasil: Compõe a Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (Presidente); Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS (Presidente); Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul (Presidente de Honra); Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul (Presidente de Honra); Academia de Artes e Letras Machado de Assis, Porto Alegre/RS (Presidente de Honra); Academia de Letras e Artes Sepeense, São Sepé/RS (Presidente de Honra); Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (Vice-Presidente) e a; Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras “A Palavra do Século 21”, Cruz Alta/RS (Vice-Presidente).

– Maria da Glória Jesus de Oliveira: Compõe a Academia Rio-Grandense de Letras (Secretária); Academia de Artes Literárias e Culturais do Estado do Rio Grande do Sul (Presidente); Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (Presidente) e a; Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS (Vice-Presidente);

– Nilza de July da Costa e Silva: É Governadora da Representação Distrital do Rio Grande do Sul no Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais; Compõe a Academia de Artes e Letras Machado de Assis, Porto Alegre/RS (Secretária e Representante da Presidente, Sra. Maria de Lourdes Schenini Rossi Machado); Academia de Letras e Artes Sepeense, São Sepé/RS (Membro Efetivo e Representante da Presidente, Sra. Juraci da Silva Martins).

– Izabel Eri Diehl de Camargo: É Governadora da Representação Estadual do Rio Grande do Sul na Associação Internacional de Poetas; Compõe a Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul (Vice-Presidente); Academia de Artes, Ciências e Letras Castro Alves, Porto Alegre/RS (Vice-Presidente).

– Paula Simon Ribeiro: É Representante da Comissão Nacional de Folclore e da Comissão Gaucha de Folclore. Também é membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e da Fundação Santos Hermann.

– Paulo José de Oliveira: É Governador para o estado de Minas Gerais da Associação Internacional de Poetas e Representante do Diretor Presidente da Academia Formiguense de Letras – AFL, bem como da Federação das Academias de Letras e Entidades Culturais de Minas Gerais – FALEMG; da Academia Lavrense de Letras – ALL/Lavras-MG; da Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil- ALACIB/Mariana-MG; Academia de Letras e Artes de Ribeirão das Neves – ANELCA; da Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS – Serra/ES e; da Anistia Internacional – AI (RAU-Brasil – DHs. RA-COMG).

– Elzio Luiz Leal: É Presidente da APALA – Academia Panamaericana de Letras e Artes RJ.

– Carmem Tereza do Nascimento Elias: É Representante do Pen Clube do Brasil – com sede no Rio de Janeiro – RJ;

– Elizabete Nóbrega: É membro e Representante da Academia Brasileira de Letras pela Paz.

– Sonia da Silva Oliveira Klausing: É Advogada, membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Rio de Janeiro – RJ.

– Lucia Regina de Lucena: É escritora, advogada, Presidente da Academia Nacional de Letras e Artes – RJ.

– Dra. Ivone Ferreira Santiago: É Desembargadora aposentada, advogada e Diretora de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro – OAB/RJ.

– Deputada Enfermeira Rejane: É Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na ALERJ – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

– Odilon Garcez Ayres: É Escritor, Presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Passo Fundo RS.

– Carlos Nejar: Estará presente representado a Academia de Letra do Brasil.

Paulline Carrilho
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal