ícone whatsapp

Vereadora Enfermeira Cida defende que sejam feitas mais ações de prevenção sobre suicídio

13.09.2017 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

O índice de suicídio em Mato Grosso do Sul é alarmante, conforme dados do Ministério da Saúde, o Estado é o 2º por número da população. São 7,82 suicídios para 100 mil habitantes. A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Podemos), membro da Comissão Permanente da Saúde, defende que mais ações de combate à depressão, doença que pode levar aos casos de suicídio, sejam debatidas nas escolas e em locais de trabalho.

“Entendo que temos que prevenir tragédias em nossa cidade e não ficar esperando que elas aconteçam, para só depois tomarmos uma iniciativa. Temos que levar informações a todos e criar maneiras de tratar a depressão das pessoas, que muitas vezes são incompreendidas. Nossa gente merece um atendimento especializado e de qualidade”, frisou a parlamentar Enfermeira Cida.

De acordo com dados do Mapa da Violência 2017, divulgado pela BBC Brasil, foram registrados 2.898 suicídios de jovens, entre 15 e 29 anos, em 2014. Em 2002 a média era de 5,1 casos a cada 100 mil habitantes, subindo para 5,6 em 2014. O Centro-Oeste e Norte do Brasil, conforme os dados divulgados, são as regiões com as maiores taxas de suicídio, sendo considerado Mato Grosso do Sul com o índice mais elevado (13,6), seguido pelo Amazonas (11,9). Fato também associado à população indígena presente nos estados.

A vereadora lembra que, o suicídio é a segunda causa de mortes entre jovens no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes. “Todos têm família. A depressão não escolhe idade, sexo ou religião, por isso temos que trabalhar a promoção da vida e prevenção”, acrescentou Cida.

Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado por eventos que tem o objetivo de levar conhecimento à população sobre temas relacionados à saúde metal e física. Assim como campanhas desenvolvidas em outros meses, se utilizam de cores para criar um símbolo.

A campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população para o combate e a prevenção de suicídios. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, e ainda 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

O Movimento Setembro Amarelo é realizado em todo o mundo, com foco no dia 10 de setembro, pois é o Dia Mundial de Prevenção de Suicídio.

Assessoria de Imprensa da Vereadora