ícone whatsapp

Vereadora Enfermeira Cida Amaral participa de oficina de Capacitação “Mais Mulheres na Política”

25.05.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A vereadora Enfermeira Cida Amaral, participou na manhã da sexta-feira (25), da oficina de capacitação “Mais Mulheres na política, mais políticas para as mulheres”. Com o objetivo de melhor qualificar as gestoras dos organismos municipais de políticas para mulheres e mulheres lideranças dos municípios que possuem Organismos de Políticas para as Mulheres – OPM – onde se inclui vereadoras eleitas em 2016 – sobre a participação da mulher na política e ocupação dos espaços do poder.

A oficina de capacitação “mais mulheres na política, mais política para as mulheres” é uma realização do Governo do Estado com apoio financeiro do Governo Federal por meio de convênio, bem como parceria com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ABNCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreiras Jurídicas).

A palestrante Silvia Rita Souza, sempre trabalhou com políticas públicas de gênero no Senado Federal, Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa do Distrito Federal, assessorando na elaboração de projetos de leis voltados à garantia dos direitos humanos das mulheres. Silvia luta pelo empoderamento da mulher na vida pública, política, e econômica em todo o mundo. Durante a palestra, Silvia falou sobre a violência contra as mulheres, e sobre a diferença do feminismo (Igualdade entre os sexos) e femismo (Superioridade do gênero feminino sobre o masculino)

De acordo com Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, o objetivo da oficina é reunir mulheres de diferentes segmentos, de diferentes partidos políticos, de diferentes municípios do estado, priorizando as gestoras municipais de políticas para as mulheres e as vereadoras dos municípios de Mato Grosso do Sul, que tem essas coordenadorias da mulher, e todas que forem pré candidatas e que estejam discutindo conosco os desafios para a maior participação da mulher na política.

“No primeiro dia do evento, tivemos algumas palestras de profissionais da área jurídica da Aparecida Gonçalves, que é consultora da Xaraés consultorias e projetos, que durante 13 anos foi secretária nacional do Governo Federal nas Políticas para as Mulheres Enfrentamento á Violência. Hoje dia 25 está acontecendo à oficina para a construção de uma plataforma feminista, que priorize e defenda os interesses específicos das mulheres, as pautas específicas das mulheres, que serão levadas para as candidatas, e também aos homens que serão candidatos. O que queremos é que homens e mulheres defendam a maior participação das mulheres na política e nossas pautas” declarou.

De acordo com Enfermeira Cida Amaral, essas oficinas são importantes para a inserção da mulher na política. “Achei a oficina super interessante, pois tem como objetivo a elaboração de uma plataforma feminista contendo diretrizes, visando ampliar a participação e representação política das mulheres, desconstruindo ideias discriminatórias sobre a inserção social das mulheres na política, a ser defendida por todas e levadas às candidatas e candidatos nas eleições de 2018, sendo louvável a política afirmativa para obrigar a abertura de espaços para as mulheres, pois é vergonhoso um país grande, com potencial como o nosso, não dar ênfase às políticas de igualdade de gênero”, declarou.

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A pauta de igualdade de gênero foi incluída na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, onde são defendidos 17 objetivos, sendo que o ODS n. 5 trata da busca por igualdade de gênero, que se trata de uma questão latente, uma vez que as mulheres continuam sendo discriminadas com salários menores, mesmo trabalhando igual ou mais que o homem, inclusive na mesma função, continua sofrendo violência familiar, é vítima de crime apenas pela condição de ser mulher, denominado feminicídio.

Maria Pereira
Assessoria de Imprensa da Vereadora