ícone whatsapp

Vereadora Enfermeira Cida Amaral participa de 12º Seminário de Prevenção ao Suicídio na UFMS

12.09.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A Vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros) participou, na segunda-feira (10), da 12ª edição do Seminário de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A cerimônia de abertura oficial foi realizada no Teatro Glauce Rocha.

A primeira palestra da noite, ministrada pelo psicólogo Everton Constantino, abordou a implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio e as ações realizadas desde o início das atividades. A Rede considera o suicídio como um problema de saúde pública e tem como objetivo capacitar profissionais e a comunidade para a prevenção do ato, além de instituir um sistema de comunicação eficaz para notificar os casos de suicídio.

A segunda palestra, sobre métodos de prevenção do suicídio, foi ministrada pelo capelão e coordenador do curso de prevenção ao suicídio do Hospital Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), Edilson dos Reis. “O meu objetivo é desmistificar o suicídio, analisando que ele pode ser prevenido com ações simples e principalmente com o método chamado ‘escuta amiga’”, explica.

Durante uma oportunidade, a vereadora enfermeira Cida Amaral falou sobre a Lei n° 6.009 que institui o “Plano Municipal de Valorização da Vida e do Combate ao Suicídio”. A Lei tem como objetivo, desenvolver programas para atendimentos às pessoas em quadros depressivos ou inclinadas à prática do suicídio, bem como identificar possíveis sintomas. Desta forma, designar profissionais para tratar o transtorno e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, prevenindo e minimizando a evolução dos quadros que possam chegar ao suicídio.  “Temos que falar sobre depressão, precisamos ajudar o próximo, não podemos deixar que mais vidas sejam ceifadas num ato de desespero e de dor” disse a parlamentar.

 

Maria Pereira – Assessoria de Imprensa da Vereadora