ícone whatsapp

Vereadora Enfermeira Cida Amaral confere “in loco” esgoto com dejetos fecais a céu aberto no bairro Noroeste

17.07.2018 · 12:00 · Vereadora Enfermeira Cida

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), voltou na Rua Indianápolis com a Rua Estoril, no bairro Noroeste, onde existe um vazamento de esgoto a céu aberto. Segundo reclamações dos moradores e constatado pela Vereadora, os dejetos (fezes, urina e água servida) são provenientes do interior do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande.

Os moradores reclamam que o esgoto não está funcionando adequadamente, e diariamente escorre pelas ruas causando desconforto em decorrência do mau cheiro, que é insuportável e prejudicial para os moradores da proximidade.

De acordo com Ronaldo Barbosa, 39 anos, a situação está desesperadora, pois ele tem quatro filhos, que não podem sair de dentro casa porque o mau cheiro está incomodando demais. “Tenho quatro filhos, um de 11, 12, 14 e 15 anos”, e meus filhos têm dificuldades até pra ir à escola. O cheiro é muito desagradável, é fezes junto com água de esgoto que desce a rua, e nós que moramos na parte baixa da Rua Indianápolis, sofremos muito com essa situação.

Ainda de acordo com Ronaldo, alguns moradores abandonaram a própria residência, pois a água do esgoto com as fezes invadiram algumas casas de famílias que moram na parte baixa da Rua Indianápolis. O problema se estende, ao levar em conta, doenças epidêmicas, como dengue e leishmaniose, pois a água do esgoto fica parada nas ruas, o que aumenta a preocupação dos moradores.

A vereadora enfermeira Cida, reiterou a indicação número 17155/2018 realizada no dia 23 de maio deste ano, porém, sem êxito. Como continuou recebendo cada dia mais reclamações da população, a parlamentar foi ao local, conhecer a real situação dos moradores. “É muito triste a situação dessas pessoas, que trabalham e pagam seus impostos. Ninguém merece viver nessa situação. Essas pessoas estão abandonadas pelo poder público, e eu já pedi para o secretário da Sisep, para Águas Guariroba e para o prefeito que algo seja feito, e vou pedir novamente que olhe por essas pessoas, que resolva essa situação de esgoto a céu aberto, pois o odor é insuportável” enfatizou a parlamentar.

Lembrou ainda a vereadora que o problema de esgoto e saneamento básico já foi superado pela saúde pública “a história nos conta que o Brasil em meados do século XX precisou lutar pela saúde pública por meio da teoria dos miasmas, atualmente obsoleta, onde se combatia o esgoto desprezado de forma inadequada, o alto número de pragas urbanas responsáveis por morbidades e mortalidades de nossa população, entre outros fatores. O que vemos aqui no Noroeste é um retrocesso, essas pessoas podem estar expostas a doenças de toda sorte, comprometendo suas vidas. A saúde deve ser prioridade, a Águas Guariroba deve tomar as devidas providências, pois é a concessionária responsável pelo tratamento do esgoto em nossa cidade. Mesmo entendendo as dificuldades enfrentadas pelo executivo, tenho o dever de ser porta voz do povo que me elegeu sua representante no legislativo.” Finalizou a vereadora.

No intuito de ajudar à população, a vereadora Cida fez outra indicação número 24293/2018, reiterando o pedido anterior, para que a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e a Águas Guarirobas S.A façam, com urgência, os devidos reparos na rede de esgoto da Rua Indianápolis.

As indicações foram encaminhadas ao Gapre (Gabinete do Prefeito) com cópias para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e Águas Guarirobas.

Assessoria de Imprensa da Vereadora