ícone whatsapp

Vereador une classe empresarial de eventos e município para fomentar o setor em Campo Grande

21.06.2017 · 12:00 · Vereador João César Mattogrosso

O vereador João César Mattogrosso (PSDB) conseguiu o consenso entre empresários de bares e casas de shows e a Prefeitura de Campo Grande para estimular e discutir o fomento do turismo de eventos. O Poder Executivo comprometeu-se a fazer um estudo com as possíveis mudanças sugeridas pela classe empresarial.

Responsável por promover o encontro entre os dois lados dessa categoria, João César Mattogrosso irá acompanhar este processo. “Conseguimos fazer a união da classe empresarial para o poder público atender as reivindicações, antes feitas de forma individual. Com a exposição dos problemas de forma conjunta, fica mais fácil para o município modernizar e dar mais agilidade aos processos. Desta forma, a população ganha com mais opções de entretenimento e a cidade com o desenvolvimento econômico”.

Ao fazer a ponte, foram apresentadas todas as dificuldades da realidade de quem tenta promover atrações na Capital, assim como de quem fiscaliza. “O turismo de eventos é o grande catalisador do fluxo de pessoas em Campo Grande, gerando renda e emprego para a população. O fortalecimento do ramo passa pelo debate das necessidades da classe empresarial. A partir daí vamos buscar soluções”, ressaltou Nilde Brun, Secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

A pauta será incluída na discussão do Plano Diretor de Campo Grande. “Temos que estabelecer formas e procedimentos para inserir esta matéria para o desenvolvimento do município para os próximos dez anos. Discutir o turismo de eventos é fundamental sendo preciso à participação e interação de todos os envolvidos para buscar a evolução. É preciso estudar tecnicamente e dar um retorno para as pessoas”, acrescentou a diretora-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Planurb), Berenice Maria Jacob Domingues.

Por isso, é preciso avaliar a situação atual do município, como explica José Marcos da Fonseca, Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur). “É preciso buscar superar os problemas atuais. Aplicamos a lei que está em vigor da melhor forma possível, mas é necessário firmar parcerias para enfrentar as dificuldades existentes. Nossa primeira ação está sendo a simplificação para liberar as licenças”.

As dificuldades financeiras também são um empecilho ao município, principalmente no atual cenário de crise nacional. “Faz-se necessário levar em consideração o orçamento. O que se almeja atualmente é tentar ver o que é possível simplificar sem afrontar a legislação”, ponderou o secretário.

REIVINDICAÇÕES

Dentre as inúmeras sugestões apontadas para melhorar a vida dos empresários estão medidas simples como liberação de áreas públicas e a reclassificação de algumas normas para dar segurança aos campo-grandenses.

O presidente da Abrasel no Estado, Juliano Battistel Kamm Wertheimer, enfatizou que os empresários cumprem a lei e desejam trabalhar regularmente, mas a burocracia impede o desenvolvimento do turismo na Capital.

“Hoje temos 1.113 setores de alimentação, bar e restaurante no estado, que garantem 46 mil vagas de trabalho no Estado. Podemos fazer mais se houver contrapartida do município”, pontuou.

Wertheimer sugeriu o zoneamento virtual de bares e restaurantes na Rua Bom Pastor, região central da Avenida Afonso Pena e Rua da Divisão. Outra medida é o uso das calçadas em região de fluxo de pedestres, além do policiamento específico para a região, evitando assaltos. “Precisamos de mais iluminação e segurança dos trabalhadores. Hoje, por exemplo, enfrentamos dificuldades para contratação por falta de horário de ônibus para o funcionário ir embora”.

“Também propomos a área de uso comum, bastante utilizada em outros países conhecida como parklets. Queremos revigorar o centro e troná-lo mais atrativo, vindo de encontro com a proposta da Prefeitura”, ressaltou.

Para a presidente da Campo Grande Destination, Melissa Tamaciro, ainda é preciso desburocratizar os alvarás. “Sugiro a centralização dos pedidos em um só lugar. Falta um formulário padrão para os empresários”, concluiu.

João César Mattogrosso ressalta que parte das solicitações já estão inclusas em projetos que serão apresentados no Legislativo. “Nesta semana, nós vamos pedir para o ônibus do Corujão, que passa em várias ruas, ampliar o horário para às 3h. Pedir ainda que não vá apenas até a Praça do Rádio, mas sim até os altos da Avenida Afonso Pena”.

O parlamentar ressalta que esta parceria faz parte da sua promessa de campanha. “Sempre defendi esse setor de turismo de eventos porque traz muito recurso. É um dinheiro novo que o turista tem para gastar na Capital. Não podemos substimar um setor que traz tanto dinheiro e renda para a cidade”.

Fotos: Jean Ocampos/Assessoria

 

Gabriela Couto

Assessora de Imprensa do vereador