ícone whatsapp

Vereador ressalta importância da retomada do trabalho das incubadoras da Capital

17.10.2017 · 12:00 · Vereador Otávio Trad

Na sessão ordinária desta terça-feira (17), o vereador Otávio Trad (PTB) fez um pronunciamento acerca da importância da retomada do trabalho nas incubadoras de Campo Grande.

O parlamentar anunciou o lançamento de dois editais publicados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDESC) para Seleção de Empreendimentos e/ou Empresas para o Sistema Municipal de Incubação de Empresas – SMIE para a Incubadora Municipal Norman Edward Hanson e Mário Covas.

 “O objetivo do edital é resgatar o trabalho feito anos atrás nas incubadoras de Campo Grande, que, na última gestão, ficou paralisado, e assim contribuir para a retomada o desenvolvimento econômico da cidade”, explica Otávio.

 Há cerca de duas semanas, o vereador visitou as duas incubadoras e constatou condição de abandono deixada por gestões anteriores. “Pudemos constatar que até 2012 o trabalho com as incubadoras funcionava. Muitas empresas se graduarem e hoje estão consolidadas no mercado, esperamos que agora com esses editais novos empreendedores possam também se profissionalizar”, afirma.

 Sistema Municipal de Inovação

 O sistema municipal de inovação consiste em centros de desenvolvimento empresarial, que promovem a cultura empreendedora estimulando a geração e consolidação de micro e pequenas empresas, através da oferta de infraestrutura, treinamentos, capacitações gerenciais, qualificação de mão de obra, consultorias, monitorias e palestras.

 Uma vez que as empresas participam das incubadoras elas recebem todo suporte para sair do papel e se tornar realidade de negócio. Cada uma das incubadoras possui uma área construída de 960 m², disponibilizando às empresas infraestrutura de: recepção, secretaria, sala para reuniões, sala de treinamento, sala de Telecentro para inclusão digital, salas para incubação residente, oficina modelo para qualificação, instalações sanitárias, copa e cozinha, espaço para exposição.

O Empreendedor participante do processo de incubação recebe consultoria para o desenvolvimento do Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, Estratégias de Marketing e Mercado, Assessorias Contábil e Jurídica, Formação de Preço, participação de eventos afins, suporte e orientação na elaboração de projetos às instituições de fomento e na busca de importantes parcerias para o seu negócio.

 Para participar, as empresas e empreendedores interessados devem reunir documentação prevista no edital e entregá-la na incubadora correspondente ou na Sedesc na Assessoria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 Heloísa Lazarini
Assessoria de Imprensa do Vereador