ícone whatsapp

Vereador pede providências sobre retirada sem substituição de postes de iluminação na Nelly Martins

19.06.2017 · 12:00 · Vereador Eduardo Romero

Ao longo da Avenida Nelly Martins, mais conhecida como Via Parque, ao menos nove postes de energia elétrica de estrutura metálica caíram ou foram derrubados por colisão de veículos, no lado da via sentido centro-bairro. O problema também ocorre, com menos pontos atingidos, no sentido bairro-centro. Durante a noite a ausência da iluminação pública nestes trechos traz risco para condutores e animais silvestres.

No trecho entre a Via Parque e a Rua Salsa Parrilha (em frente ao Parque do Sóter) há apenas dois semáforos, sendo um com lombada eletrônica. Muita gente aproveita para abusar da velocidade e a ocorrência de perda de direção é corrente, especialmente nas curvas no sentido centro-bairro.

O jornalista Diogo Carneiro mora na região do Carandá Bosque e utiliza a Via Parque diariamente. Ele relata que em muitos trechos da avenida é escuridão por conta da ausência da iluminação pública que não é servida por conta da não reposição da estrutura. ‘Os irresponsáveis abusam a velocidade e acabam colidindo nos postes. Daí vem à concessionária de energia retira, mas não coloca outro no local’, reclama.

A demanda chegou ao gabinete do vereador Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade), que encaminhou pedido à concessionária de energia elétrica para colocação dos postes. O mesmo pedido foi remetido para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) para que esta faça o mesmo pedido à concessionária. Também solicitou para que assim que os postes forem colocados, que a prefeitura providencie as lâmpadas necessárias.

O parlamentar ressalta que o pedido para providenciar iluminação pública no trecho citado pelo morador já foi encaminhado no ano passado e reforçada a necessidade no início deste ano, na retomada dos trabalhos legislativos.

O vereador ressalta que nesta região, pela proximidade com o Parque das Nações Indígenas e o Parque do Sóter, há grande quantidade de animais silvestres, especialmente capivaras que saem à noite em bando em busca de alimento. Em agosto de 2015, por exemplo, por falta de substituição de lâmpadas queimadas no Sóter com a Via Parque, o idoso Manoel Jaciro Saravi, que andava de bicicleta colidiu com uma capivara e ficou gravemente ferido. Assustado, o animal correu pra rua e foi atropelado. Já o idoso precisou ser socorrido pelo Samu e encaminhado para atendimento no hospital.

‘Recentemente, a prefeitura anunciou que vai desvincular 30% de verbas carimbadas de secretarias e taxas para outros serviços. Um dos serviços que vai ser afetado, pelo decreto do prefeito até 2023, é exatamente o questionado pelo morador: o de iluminação pública, oriundo da Cosip. Vimos esta decisão do executivo com certo receio, pois demanda tem bastante, as o serviço não está sendo executado. Além disso, se com dinheiro em caixa o serviço deixa a desejar, como será quando perder 30%?, questiona.

Eliane Ferreira

Assessoria de Imprensa do Vereador