ícone whatsapp

Vereador Papy apoia luta de mães de autistas que exigem aplicação da lei sobre obrigatoriedade do atendimento preferencial

27.04.2018 · 12:00 · Vereador Papy

“A gente luta contra o preconceito nas escolas, nos hospitais, na rede pública, privada, no nosso dia a dia. Infelizmente o autismo não é uma deficiência visível, então isso dificulta a nossa vida, a vida dos nossos filhos e precisamos nos fortalecer, cada vez mais. Mais do que isso, precisamos lutar todos os dias”. Esse foi o desabafo de Naina Dibo, mãe do João, uma criança de 8 anos com Transtorno Espectro Autista (TEA).

Representando a PRODTEA – MS –  Associação de Pais e Responsáveis Organizados pelas pessoas com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista de Mato Grosso do Sul – e sendo a voz de várias outras mães que passam pela luta diária contra o preconceito, Naina procurou o vereador Papy para relatar a dificuldade que essas pessoas enfrentam mesmo após a aprovação da Lei n° 5.917/17, sancionada no dia 4 de dezembro, de autoria dos vereadores Prof. João Rocha e Papy, no qual exige que os estabelecimentos públicos e privados incluam nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do Transtorno Espectro Autista: supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes, lojas em geral e similares. 

“O autismo não é uma deficiência que dá pra ser detectada na aparência física e, portanto, as pessoas não acreditam quando digo que preciso do atendimento preferencial. Mas a consequência vem depois, quando ele se agita, fica nervoso. É aí que todos começam a reparar – mas, ainda assim, elas dizem “ah ele não é autista, ele é mal educado”, relata Naina.

Segundo o vereador, o próximo passo agora é intensificar a informação e fiscalização da aplicação da lei, visto que ainda milhares de estabelecimentos não cumpriram com a exigência. “Trabalhamos para que a lei fosse sancionada e agora vamos trabalhar duro e de várias formas para que a lei seja cumprida e funcione. É mais que o nosso dever lutar e assegurar os direitos de todos e, mais do que isso, lutar contra o preconceito e a desinformação”, destacou Papy.

Para reforçar a mensagem, a convite do vereador Naina fará o uso da palavra na tribuna da Câmara Municipal no próximo dia 08 de maio durante a Sessão Ordinária.

Caroline Merlo

Assessoria de Imprensa do Vereador