logo
31.08.2017 · Vereador Odilon de Oliveira
Vereador Odilon de Oliveira aprova Projeto de Lei que institui instalação de Parklets

Em regime de urgência, foi aprovado na manhã desta quinta-feira, o Projeto de Lei nº 8.637/17 que institui a instalação de “Parklets” no município de Campo Grande.

O projeto, de autoria do vereador Gilmar da Cruz e João César Mattogrosso, tem como objetivo implantar mobiliário urbano em plataformas, a fim de criar espaços de recreação e convívio em áreas conjugadas às calçadas, antes ocupadas por até duas vagas de estacionamento nas vias.

Para o vereador Odilon de Oliveira (PDT), “o parklet propiciará momentos de lazer para os campo-grandenses. Além da interação social, ele promove o uso do solo de maneira democrática, não somente voltado para automóveis”, relata.

História do Parklet

Os parklets surgiram em São Francisco, nos EUA, em 2005, com o objetivo de gerar uma discussão sobre a igualdade do uso do solo. No Brasil, o conceito surgiu em 2012 e o primeiro parklet foi instalado no ano seguinte.

Em síntese, são mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. São uma extensão da calçada que funcionam como um espaço público de lazer e convivência para qualquer um que passar por ali. Podem possuir bancos, mesas, palcos, floreiras, lixeiras, paraciclos, entre outros elementos de conforto e lazer.

Outra vantagem está no fato de que os parklets são feitos de materiais sustentáveis e sua montagem/desmontagem é fácil e rápida, por possuir componentes modulares e pré fabricados, que apenas são levados e fixados no local. Sendo assim, não atrapalham o tráfego ou poluem o ambiente com lixos e entulhos.

Kiohara Schwaab
Assessoria de Imprensa do Vereador

Acessibilidade com Libras

O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Campo Grande pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras. Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.