ícone whatsapp

Vereador Junior Longo recebe Título de “Pelicano Honorário”

07.12.2018 · 12:00 · Vereador Junior Longo

Durante a comemoração dos 61 anos do Esquadrão Pelicano, realizado no dia 06 de dezembro, o vereador Junior Longo (PSB) foi agraciado com o título de “Pelicano Honorário” oferecido pelo Conselho Honorário do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (Esquadrão Pelicano), sediado em Campo Grande.

O título de Pelicano Honorário tem o propósito de evidenciar e distinguir as pessoas que labutam para tornar exeqüível, a mais nobre missão: salvar vidas. Esta honraria é concedida a civis e militares e instituições que, mesmo não fazendo parte do efetivo, tenham demonstrado, com orgulho e dedicação, elevada estima e apreço pelo Esquadrão Pelicano e que tenham contribuído, através de seus atos, para o sucesso de diversas missões do 2°/10° Grupo de Aviação.

Segundo o parlamentar a parceria com o Esquadrão Pelicano começou neste ano. “Em 2018, sou o único civil a receber esse título. Que honra ser “Pelicano Honorário” faço parte oficialmente do Esquadrão Pelicano. Em nome do comandante do 2º/10º GAV, Tenente-Coronel Luciano Antonio Marchiorato, agradeço de coração essa homenagem. Deus continue abençoando o trabalho de cada homem e mulher que se dedica em Salvar Vidas!”, disse o vereador Junior Longo.

A solenidade foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar. “Essa unidade tão comentada que é o Esquadrão Pelicano, nos cria uma responsabilidade muito grande: a de que nós estamos aqui para salvar vidas. E isso nos responsabiliza não só para com a população brasileira, como também, para com toda a Força Aérea”, comentou o oficial general

Ainda, foi realizada a incorporação do helicóptero H-60L Black Hawk ao Esquadrão Pelicano, sendo incluído o emblema do 2°/10° GAV nas portas da aeronave. Esse helicóptero passou a ser utilizado na missão do Esquadrão em substituição ao memorável H-1H.

“Aos 61 anos de existência e algumas trocas de sedes e de aeronaves, percebemos que não é o local onde trabalhamos, nem a aeronave que voamos que nos define, mas sim, um sentimento único de união e de determinação na missão de salvar vidas, chamado: Espírito SAR”, ressaltou o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Luciano A. Marchiorato Dobignies.

A cerimônia foi finalizada com o desfile militar, que contou com a incorporação de ex-integrantes e amigos do 2°/10° GAV à tropa.

 

Andressa Ribeiro Lopes

Assessoria de Imprensa do Vereador 

*Com informações da Comunicação Social ALA5