ícone whatsapp

Vereador Dr. Lívio foi o mentor da equipe vice-campeã do Hack a city que aconteceu neste fim de semana

05.12.2017 · 12:00 · Vereador Dr. Lívio

O vereador Dr. Lívio participou neste fim de semana do Hack a city, no LivinLab do Sebrae, espaço para desenvolvimento de ideias inovadoras e startups, em Campo Grande. O Hackacity é uma maratona de 24 horas que desafia programadores, web-desingers, analistas de sistemas, entre outros a pensar em soluções que valorizem dados fornecidos pela Prefeitura da Capital para desenvolver aplicações concretas que tenham impacto na vida dos cidadãos.

O evento, que contou com o apoio da Câmara Municipal, começou no sábado as 10h30 e terminou no domingo ao meio dia, com o anúncio dos três primeiros colocados.

Dr. Lívio atuou como mentor da equipe The Bug, que conquistou a segunda colocação com a ideia de uma plataforma para conectar pessoas e empresas com instituições do terceiro setor, na captação de recursos para projetos sociais – o Big Bem, com o slogan  “Seja grande e deixe um novo mundo começar em você!”.  “Escolhi fazer a mentoria deste time em especial, pois a ideia deles é realmente incrível e, como mentor, ajudei a concretizar as ideias por meio de sugestões, levantamento de dados e conexão com pessoas que pudessem auxiliar e tirar dúvidas, como foi o caso da Gisele Tanous, da Pestalozzi, que trouxe o conhecimento precioso sobre os desafios enfrentados pelas entidades filantrópicas no estado”, lembrou o vereador.

Durante a maratona, os grupos competiram para criar soluções eficientes e de fácil aplicação  para o município, ligando e modernizando infraestruturas, tecnologias e serviços nos setores urbanos, por meio de dados públicos, em busca de melhorar a qualidade de vida da população e a sustentabilidade da cidade.

Thalita Faria, analista de sistemas, uma das integrantes do grupo disse que foi uma experiência muito gratificante e que a participação do vereador Dr. Lívio e do seu assessor, Rivail Matos, trouxe um diferencial. “Eles foram essenciais nas discussões e procuraram validar nossas ideias”, disse. Além de Thalita, fizeram parte da equipe Heitor F. Neto, Haryon Caetano, Alexandre Rocha e Rennan Rolo.

Para Victor Gaíva, a participação de políticos em um evento como esse foi uma grata surpresa: “Não esperava ver os vereadores aqui e isso foi uma surpresa bem legal, porque vimos o lado humano deles e espero vê-los mais nestes tipos de evento”, afirmou.

“Construir a cidade é dever de todos nós e é isso que estamos fazendo por Campo Grande. Nosso objetivo é colocar o município no ranking das cidades inteligentes e precisamos mais  eventos como esse onde discutimos as soluções que  ”, garantiu o vereador.

A primeira colocação ficou com o Time Feeding, que busca aproveitar a comida desperdiçada dos restaurantes e colocá-las à disposição de quem precisa. E o terceiro lugar ficou com a equipe iDomos, com a ideia de recolher o lixo tecnológico, reaproveitá-lo e transformá-lo, pensando no desenvolvimento sócio-ecológico.

Sobre o Hack a city

O Hack a city foi criado na cidade do Porto, em Portugal, em 2015 e desde então várias cidades em todo o mundo adotaram esse tipo de competição para unir idéias, dados e a tecnologia em prol de soluções para os problemas urbanos. No Brasil,  Olinda e Recife foram as pioneiras a adotar esse tipo de competição. Este ano, Cuiabá, João Pessoa e agora Campo Grande entraram para o circuito do Hackthon. Os coordenadores do evento na capital foram Cláudio Nascimento, Leandra Costa e Marcelo Siqueira.

Suki Ozaki

Assessoria de Imprensa do Vereador