ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington termina semana parlamentar com luta por reajuste salarial dos Guardas Municipais e sobre cobrança de taxa de iluminação pública

23.06.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

A semana parlamentar do vereador Delegado Wellington (PSDB) termina semana parlamentar com luta por reajuste salarial dos Guardas Municipais e cobrança sobre cobrança da taxa de iluminação pública. Nesta sexta-feira (23) o parlamentar participou da visita do ícone da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Casa de Leis, um evento marcado por bênçãos e muita emoção. Além da visita, a semana também foi marcada por dois projetos de lei aprovados e homenagens.

Na quarta-feira (21) durante sessão solene em homenagem ao Dia da Comunidade Nordestina, ocorrida no plenário Oliva Enciso, o vereador parabenizou dois moradores da Capital. A esteticista Elizomá Costa de 42 anos e o comerciante José Barbosa de 60 anos, que há mais de 20 anos residem na cidade, receberam uma lembrança das mãos do vereador.

Elizomá que atualmente trabalha como esteticista em sua própria residência, é natural da Paraíba e em 1998 mudou-se para Campo Grande, onde criou sua filha que hoje está com 18 anos. Já o alagoano José de Araujo de 60 anos, chegou na Capital em 1980 e quatro ano depois se casou e teve dois filhos e dois neto. José já foi líder comunitário no bairro Guanandi, feirante e atualmente possui um comércio no ramo de vestuários.

Já na quinta-feira (22), a sessão ordinária foi marcada pela aprovação de dois projetos de lei que tramitavam na Casa. Um deles, o projeto de lei nº 8.529/1, criou a tabela base de vencimento do salário dos Guardas Municipais.

Com essa aprovação, os guardas municipais de terceira classe, que é o início de carreira, não poderão receber o valor menor que R$ 1.574. Para o líder da bancada do PSDB na Câmara e presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, vereador Delegado Wellington a aprovação desse projeto traz segurança jurídica e uma valorização para a categoria.

“Essa é uma categoria que também precisa ser valorizada, e por isso orientei a bancada para que houvesse o voto favorável e aprovação desse projeto. Atualmente existem 1.190 guardas municipais em Campo Grande e a valorização deles é imprescindível para que haja um fortalecimento da segurança pública em nossa Capital. A categoria agora poderá ensejar estudos e buscar a implementação do plano de cargos e carreiras dos servidores”.

Já o segundo projeto de lei de número 8.528/17, concede reajuste salarial total de 7,64% para os profissionais da educação. Para o vereador Delegado Wellington (PSDB), que também é membro da Comissão Permanente de Educação e Desporto, os professores são a base da sociedade e precisam ter o reconhecimento de seus trabalhos realizados.

“Sabemos que a escola é a base da formação do bom cidadão. É na escola que nossos jovens e nossas crianças começam a compreender a importância de se conviver em sociedade, e quando um professor não é valorizado ele se sente desmotivado e isso acaba refletindo em seu trabalho. Isso não pode acontecer porque um cidadão que recebe uma boa base de formação educacional, não tem interesse em buscar o vício, de buscar maneiras fáceis de ganhar o sustento senão pelo trabalho árduo e correto. E é dessa forma que continuamos nossa luta, sempre buscando o compromisso com nossa cidade”.

Em debate – Durante a sessão da última terça-feira (20), o vereador Delegado Wellington explicou que a taxa COSIP (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública), precisa ser cobrada, mas desde que o valor arrecadado seja destinado para a iluminação pública. “Nós temos bairros mal iluminados, ruas e locais que os criminosos se aproveitam da falta de luz para praticar crimes. E isso é um problema muito sério. Cobra-se essa taxa, mas que mostre para o cidadão onde está sendo investido esse serviço”.

Iluminação – “É preciso que haja uma fiscalização maior sobre a questão das 16 mil lâmpadas de LED que foram compradas na gestão passada. Porque enquanto isso nossas ruas permanecem escuras e se tornam locais propícios para a realização de crimes. É preciso abrir uma CPI e acredito que dessa forma teremos a informação necessária para saber o que realmente aconteceu com a empresa que venceu essa licitação”.

No início da tarde desta sexta-feira (23) uma audiência pública foi realizada no plenário da Câmara para se discutir sobre a cobrança retroativa da COSIP. A reunião contou com a participação de diversos órgãos e entidades como Procon, Energisa e Sinergia. 

Assessoria de Imprensa do Vereador