ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington reforça orientações sobre Segurança Primária em Campo Grande

19.07.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Na noite de ontem (18) uma moradora do bairro Aero Rancho foi agredida e roubada em um ponto de ônibus após ligar para o marido ir até o local buscá-la. O assaltante estava em uma bicicleta e levou sua bolsa com os pertences pessoais. Casos como esse estão se tornando recorrentes e o vereador Delegado Wellington (PSDB), reforçou a importância de se colocar em prática a Segurança Primária. 

“A segurança primária é algo que devemos realizar todos os dias, é a forma de impedir que o criminoso tenha chance de agir e com isso as oportunidades são reduzidas de forma significativa. É necessário que a população tenha consciência sobre a importância de se mudar o comportamento em momentos que chamamos de ‘distração’, como na entrada e saído de bancos. Enquanto aguarda no ponto de ônibus pelos veículo”, explica.

O parlamentar é autor do Plano Municipal de Segurança, lei nº 5865/17, que dispõe da implantação de uma série de políticas públicas para combater a violência, entre as medidas que constam no projeto está a implantação de políticas preventivas. Com isso, o vereador Delegado Wellington (PSDB) reforça ações que podem impedir a ação dos criminosos: 

Dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo;

Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista;

Cuidado com bolsas e mochilas, que devem estar sempre na parte da frente do corpo;

Evite ficar sozinho em pontos de ônibus isolados;

Fique atento às pessoas que andam no sentido contrário ao seu. Um esbarrão pode ser o suficiente para que o criminoso leve seu pertence;

Evite longas conversas ao celular durante os momentos de compras. Ladrões se aproveitam da distração para cometerem assaltos;

Nunca exiba grande quantidade de dinheiro perante outras pessoas. Separe previamente a quantia necessária as suas pequenas despesas (transporte, lanche, etc).

“Quando nos prevenimos antecipadamente para a possibilidade de um crime, chamamos de segurança primária. Se você for analisar, todos os dias realizamos ações simples e que sem perceber estão dentro dessas regras. Você escova os dentes por exemplo, para prevenir cáries. E com a questão da nossa segurança também realizamos atitudes assim, de prevenção. Quem nunca ouviu aquele velho ditado que a “Ocasião faz o ladrão”. A prevenção primária é exatamente isso: não deixar que um descuido faça de você, a próxima vítima de um crime”, explica o parlamentar.

Casos – Em junho dois jovens foram mortos por bandidos durante um assalto enquanto aguardavam pelo coletivo em um ponto de ônibus. Em ambos os casos os jovens morreram ao reagirem e não entregarem o aparelho celular. Gean Kaio da Costa Oliveira de 17 anos foi morto com tiro no peito e Rafael Lucas Soares de 23 anos, também morreu durante tentativa de assalto no bairro Coophatrabalho. 

“Outra orientação que sempre repassamos aos moradores é que não reaja. Isso porque o criminoso está armado e disposto a obter de qualquer forma o objeto de desejo. A melhor opção é não reagir e preservar o seu bem maior, que é a vida”, orienta o vereador.

 

Fernanda Yafusso

Assessoria de Imprensa do Vereador