ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington realiza balanço das ações realizadas do primeiro semestre de 2018

17.07.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Durante as sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal de Campo Grande, somente no primeiro semestre deste ano o vereador Delegado Wellington (PSDB) apresentou mais de 25 projetos, entre decretos e de lei. Desses, três se tornaram leis municipais tendo como destaque a lei de número 6.004/18, que institui o Marco Zero no município e localizado no gramado em frente ao monumento, no cruzamento da Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Avenida Presidente Ernesto Geisel, próximo ao Parque Florestal Antônio de Albuquerque. 

De acordo com a justificativa, o marco zero de uma cidade representa o seu centro geográfico, a partir do qual todas as medições de distância relativas a ela são estabelecidas.

“Essa referência marca o local onde a cidade teve origem, e temos como exemplo os que já existem tanto em São Paulo quanto no Recife. Além disso, é um marco regulador das distâncias entre os municípios e a Capital, bem como demonstra que o crescimento da cidade começou a partir daquela parte”, explica o parlamentar.

Outro projeto que foi aprovado durante o primeiro semestre deste ano, é o Programa Arte com Pneus. Ele se tornou a Lei 6.035/18 e destina pneus inservíveis para construção de parques sustentáveis desenvolvidos por reeducandos do sistema penitenciário.

Segundo a justificativa da lei, O Programa Arte com Pneus que tem a participação da AGEPEN – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário visa destinar parte dos pneus inservíveis armazenados nos ecopontos do Município para construção de brinquedos, floreiras e canteiros em parques e praças municipais, utilizando-se da mão de obra dos reeducandos do sistema penitenciário.

O desequilíbrio provocado por ações do ser humano na natureza tem preocupado a sociedade moderna, por essa razão é crescente o interesse mundial por temas relacionados à preservação do meio ambiente e a conscientização da necessidade de realizar atividades ambientalmente corretas e do desenvolvimento de políticas preventivas.

Confira também as leis que foram sancionadas este ano:

·         Lei 6.035/18 – Cria o Programa Arte com Pneus que destina pneus inservíveis para construção de parques sustentáveis desenvolvidos por reeducandos do sistema penitenciário.

·         Lei 5.978/18 – Institui uso da bengala verde como meio adequado para identificar pessoas acometidas de baixa visão.

·         Lei 5.974/18 – Institui o Dia Municipal de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

·         Lei 5.972/18 – Cria o Fundo Municipal para Adequação Urbana de Acessibilidade.

·         Lei 6.004/18 – Institui o Marco Zero.

Indicações – Foram realizadas 2.343 indicações de melhorias para os bairros da Capital, durante o primeiro semestre do ano. Um trabalho que foi realizado com o auxílio do aplicativo ‘Vereador Delegado Wellington’, lançado recentemente e que conta com a opção da própria população realizar os pedidos de melhorias.

Dessas 2 mil indicações protocoladas, foram obtidas 265 respostas dos órgãos públicos para onde as solicitações foram encaminhadas. Com destaque para o caso da indicação realizada pelos comerciantes e moradores da avenida Ceará com a rua Eduardo Santos Pereira, no bairro Santa Fé.

O vereador Delegado Wellington (PSDB) realizou em maio deste ano, a indicação para manutenção do semáforo. “O problema ocorria há algum tempo e com isso, o risco de acidentes na região era grande pois, o semáforo estava com as lâmpadas queimadas. Enviei o pedido ao Gabinete do Prefeito e à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), solicitando a manutenção do semáforo e fui atendido”, explica o parlamentar.

As indicações são pedidos que os moradores realizam em busca de melhorias para os bairros em que moram. Solicitações como instalação de iluminação pública, troca de lâmpadas, rondas policiais, encascalhamento de ruas, sinalização e até mesmo limpeza de terreno e poda de árvores. Além disso, as solicitações beneficiam toda a comunidade.

Câmara – Foram realizadas 42 sessões ordinárias com 25 Audiências Públicas para discutir temas importantes em diversas áreas como transporte público, saúde, etc. E foram apresentadas mais de 23.400 indicações pedindo melhorias para os bairros de Campo Grande.

Além disso, somente nos seis primeiros meses de 2018, os vereadores aprovaram 249 Projetos e ao todo, 23 Vetos do Executivo foram mantidos e dois foram rejeitados em Plenário.

Fernanda Yafusso
Assessoria de Imprensa do Vereador