19.05.2017 · Vereador Delegado Wellington
Vereador Delegado Wellington protocola Projeto de Lei que institui “Área de Segurança Escolar” na Capital

Foi protocolado ontem (18) pelo Vereador Delegado Wellington Projeto de Lei autorizando o Poder Executivo Municipal a instituir a “Área de Segurança Escolar”, nas instituições educacionais de Campo Grande, como Escolas e Centro de Educação Infantil – Ceinf’s.

“É de suma importância o Poder Público garantir a segurança para as crianças e os adolescentes, a fim de que possam frequentar o ambiente escolar de forma tranquila e, sobretudo propício a aprendizagem”, relata o parlamentar.

A proposta objetiva garantir por meio de ações sistemáticas e previstas em lei a realização das finalidades das instituições de ensino e oferecer tranquilidade aos alunos, professores, pais e demais profissionais que integram o quadro funcional.

Compreende como área de Segurança Escolar um raio de 200 metros de qualquer portão de acesso às escolas e creches municipais. Na minuta o ambiente escolar de segurança será coordenado pelos gestores do sistema de ensino, em colaboração com órgãos do Poder Público, além da comunidade e iniciativa privada, como forma de reduzir riscos no interior das instituições, bem como em seu entorno.

Entende como princípios da Segurança Escolar: a prevenção e combate a situações de insegurança e violência; o desenvolvimento de programas específicos de formação na área de segurança escolar; a intensificação dos serviços de fiscalização principalmente em relação a ambulantes, coibindo assim o comércio de ilícitos; controlar o acesso de crianças e adolescentes ao comércio farmacêutico, de produto inflamável, como também os de materiais cortantes; e ainda adequação dos espaços vizinhos como iluminação, pode de árvores e limpezas de terrenos, retiradas de entulhos e manutenção de faixas de travessia de pedestres, semáforos e redutores de velocidade.

“A preocupação com a vulnerabilidade das crianças e dos adolescentes nas instituições educacionais sempre tirou o sono dos pais e gestores. Há sempre o temor de furtos, danos ao patrimônio e abordagem dos alunos por traficantes”, alerta o Vereador Delegado Wellington.

A aplicação desta propositura não irá acarretar aumento de despesas, uma vez que a lei está fundamentada na priorização dos serviços já operados pelo Poder Público Municipal, os quais serão realizados preferencialmente na área escolar de segurança.

Ana Paola Morales