ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington participa do painel de Segurança Pública na OAB

16.03.2018 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

Na manhã desta sexta-feira (16), o vereador Delegado Wellington participou do painel de debate sobre Segurança Pública realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), com a participação de diversos especialistas e instituições. O evento teve como objetivo apresentar a proposta da Lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrências – Legalidade e Desburocratização por outros órgãos.

 

Para o vereador o Plano Municipal de Segurança Pública – Lei nº 5.865/17, de sua autoria é fundamental para subsidiar debates de ordem da segurança pública, pois trata o tema de forma integrada. “Hoje o problema está em não tratar a segurança pública de forma integrada, não podemos tratar a educação, saúde, assistência social como ilhas isoladas, pois tudo acaba desaguando numa unidade policial, por isso ressalto a importância da atuação integrada de todas essas áreas, porque só assim iremos ter uma segurança pública de qualidade”, enfatiza o vereador.

 

Durante o seu discurso no evento o parlamentar também ressaltou que debates como estes não podem ser tratados apenas com representantes da área de segurança. “Este modelo atual que está equivocado e não a segurança publica, precisamos nos integrar para que em conjunto possamos debater o assunto e encontrarmos uma solução, para que de forma holística seja resolvido o problema da segurança pública em Campo Grande”, destaca o vereador.

 

De acordo com a Presidente da Comissão de Segurança Pública, Claudia Paniago, o TCO ajudaria a quantificar os crimes. “A realização do TCO pela Policia Militar e Policia Rodoviária Federal ajudará a reduzir o tempo gasto com registro de ocorrência e reduzir a subnotificação, que acontece quando o cidadão deixa de efetuar o registro do crime na delegacia”, citou.

 

Já o delegado Marcelo Vargas  disse que  a implantação do Termo Circunstanciado não tem o amparo legal e não significa que contribuir para a redução da violência. “Em Santa Catarina, por exemplo,  houve um aumento na violência  o que comprova que o procedimento não teve a eficácia que  se tem dito”.

 

Como presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Câmara Municipal, o vereador finalizou o discurso enfatizando que debates como estes precisam ter a participação de outras pastas e principalmente de toda população. “Já que estamos debatendo um assunto que é de interesse de todos, por isso é primordial a ampliação destes debates, para que em conjunto se encontre a melhor alternativa”, ressalta.

 

Assessoria de Imprensa do Vereador