ícone whatsapp

Vereador Delegado Wellington homenageia agente penitenciário que criou projeto para detentos produzirem brinquedos pedagógicos

03.08.2017 · 12:00 · Vereador Delegado Wellington

“Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos”, esse é o nome do projeto criado pelo agente penitenciário Vinicius Saraiva, que consiste em fabricar brinquedos pedagógicos para estudantes de Ceinfs da Capital.

 A fabricação desse material, que tem em sua estrutura a utilização de restos de madeira, fica a cargo dos detentos que estão na unidade prisional de regime fechado, Jair Ferreira de Carvalho, em Campo Grande.

 O grupo responsável pela fabricação dos brinquedos é composto por uma média de 10 detentos, que antes de integrarem o grupo, passam por uma seleção realizada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

 Para o Vereador Delegado Wellington (PSDB) essa foi a uma ideia de extrema importância para toda sociedade, e a atitude do agente merece esse reconhecimento.  

 “Quando ligamos essas duas esferas, de filantropia e ressocialização de detentos, nós temos um resultado positivo para toda a sociedade. Pois, se o indivíduo que está dentro da unidade prisional possui uma ocupação positiva, e dessa ocupação a sociedade tem bons resultados, nós só temos a ganhar, pois quando esse detento sair de dentro do presídio terá um incentivo para continuar longe do crime, pois ele teve durante o trabalho desenvolvido, uma absorção de outros valores pessoais” explica o parlamentar.

 Segundo o criador do projeto, os participantes aprendem a transformar as sobras de madeiras da marcenaria do presídio, que iriam para o lixo, em jogos educativos e carrinhos, por exemplo.

 “Os objetos são confeccionados com um cuidado especial quanto à funcionalidade e segurança, pois as peças não possuem acessórios pequenos, é utilizado cola para unir as partes dos brinquedos e não são utilizados pregos ou materiais que venham a machucar as crianças durante as brincadeiras”, explica o agente penitenciário Vinicius Saraiva.

 Na semana passada, 270 alunos do Centro de Educação Infantil “Lafayete Câmara de Oliveira”, no bairro Santa Carmélia recebeu a produção confeccionada pelos detentos.

 Arte com Pneus – Outro projeto idealizado pelo agente penitenciário Vinicius Saraiva, realiza a confecção de brinquedos com pneus descartados. Os objetos também serão confeccionados por detentos da Penitenciária de Segurança Máxima da Capital e instalados em parques dos Ceinfs de Campo Grande.

 O objetivo é unir alunos, professores, funcionários, pais e detentos em questões ambientais e promover o incentivo na participação de atividades relacionadas ao meio ambiente.

Fernanda Yafusso
Assessoria de Imprensa do Vereador